Até o dia 24 de maio, a galeria Choque Cultural abriga a exposição POPPOOR, do artista multimídia e ilustrador porto-alegrense enraizado em São Paulo Jaca. A mostra apresenta suas pinturas mais recentes, além de trabalhos inéditos, em suportes que ficaram guardados no ateliê do artista e nunca foram exibidos ao público. Com curadoria de Lui Tanaka, que subverteu o conceito de galeria cubo branco para questionar os modos de ver do visitante, as telas estarão dispostas no chão, na horizontal, formando um caminho.
O título POPPOOR foi criado pelo próprio artista e é um neologismo que pode remeter tanto à pop art inglesa dos anos 1950 quanto à que surgiu na década seguinte nos Estados Unidos, criada por Andy Warhol. O nome também evoca a Arte Povera italiana, batizada pelo curador Germano Celant no fim dos anos 1960, reforçando o diálogo com diferentes movimentos artísticos. O movimento ficou conhecido por criticar a comercialização da arte e por utilizar materiais como terra, pedra e madeira nas obras.
O trabalho de Jaca, inserido na vertente da pop art, se caracteriza pela constante referência a símbolos, signos e imagens. Seus trabalhos apresentam elementos do passado que se misturam com imagens do presente e sonhos de futuro. Ele utiliza uma paleta de cores que vai além das tradicionais primárias, e seu processo criativo é diferente. Primeiro ele desenha a tela e só depois a preenche com tinta e detalhes, decidindo, no final, se a obra será ‘salva’ ou descartada.
Além disso, Jaca também ressignifica objetos encontrados nas ruas, dando-lhes o status de arte. Esse processo remete à Arte Povera e se conecta ao seu imaginário artístico, que dialoga com a cultura popular brasileira. “Hoje, como os olhos estão sempre voltados ao celular e, por conseguinte, para o piso, é preciso repensar o modo expositivo. E, também, questionar o estatuto estético que se dá às paredes das galerias. Quem deve comandar a contemplação da obra de arte é o olho se o desejo é que as obras sejam, de fato, vistas”, comenta a curadora Lui Tanaka.
Serviço:
POPPOOR – Jaca na Choque Cultural
Local: Alameda Sarutaiá, 206, São Paulo – SP
Data: Até 24 de maio | Horário: Terça a sexta, das 11h às 18h; sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Sobre a Choque Cultural
Galeria de arte contemporânea, urbana e universal
Para mais informações acesse o site ou siga no Instagram
(Com Ricardo Oliveira/Agência Lema)