Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participa da 16ª Semana de Museus

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Giuliano Miranda.

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participa da 16ª Semana de Museus, realizada durante o mês de maio. O tema deste ano é Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

O superintendente da fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, acredita que os museus devem apostar em iniciativas de via tecnológica para conectar aos seus antigos e novos públicos. “Para fazer essa conexão, estamos trabalhando na digitalização e preservação do acervo arquivístico pelo Arquivo Público Municipal Nilson Cardoso de Carvalho. Utilizamos ativamente as redes sociais para divulgação de eventos, cursos, oficinas e pesquisas sobre os acervos do Museu, do Arquivo e da Biblioteca. Desta forma, estamos criando a conexão entre a fundação e seus públicos, intermediadas pelos sujeitos, pelas políticas museais e pelas tecnologias. A Fundação Pró-Memória está preparada e em sintonia com a modernização da sua instituição e com as políticas estabelecidas para o setor”, afirma Nóbrega.

Para comemorar a data, a fundação promove diversas atividades gratuitas para a população.

Atividades

14/5 a 18/5 – Visita mediada ao Museu Municipal Casarão Pau Preto

Horário: 9h às 17h

Não precisa de inscrição antecipada – Ações educativas com a equipe realizando a mediação da exposição O Caminho dos Tropeiros.

14/5 – Passeio da Memória

Horário: 9h às 17h

Não precisa de inscrição antecipada – Ação educativa com as escolas municipais em que serão discutidos temas sobre tecnologia, acervo e selfies nos museus.

16/5 e 18/5 – Oficina de Conservação e Pequenos reparos em papel

Horário: 19h às 21h30

Não precisa de inscrição antecipada

Ministrante: Raquel Cristina Mariotto Gatolini – Preservação, Conservação e Restauro de Documentos em papel. A oficina tem a intenção de ensinar dicas simples para a conservação de documentos em casa, como certidões, registros, fotografias e álbuns, bem como obras em papel (quadros, capa de discos etc.) que se deseja conservar por longo tempo.

17/5 – Oficina de Fotografia

Horário: 19h às 21h30

Não precisa de inscrição antecipada

Ministrante: Vagner Luiz Vacchia

Atualmente, coexistem nas sociedades modernas várias gerações. São pessoas que receberam educação, cultura, valores e objetivos de vida diferentes entre si. Esse cenário seria normal em outra época na história da humanidade; no entanto, vivemos um período de transformações sociais cada vez mais rápidas e profundas. A principal máquina impulsionadora desse processo tem sido a revolução digital, que não sabemos onde vai parar. Entender as mudanças na sociedade, bem como estreitar os laços com a nova geração, são grandes desafios nesse século.

Indústrias, empresas de serviços e de ensino se esforçam nessa tarefa. Como os museus se posicionam nesse cenário? Que atividades poderão apaixonar e aproximar as novas gerações? A única certeza, por enquanto, é que não podemos parar esse processo de mudanças.

Será realizada, através da palestra no dia 17 de maio, uma reflexão e um panorama para entendermos melhor as transformações sociais das últimas décadas. As características das gerações Baby boomers, X, Y, Millennials e Alphas (que coexistem na atualidade) serão explicadas como auxílio na busca de novas abordagens.