Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fotojornalista campineiro Rodrigo Villalba apresenta exposição no Paço Municipal

Campinas, por Kleber Patricio

Plena de capacidade técnica e significado humanista, foto mais conhecida de Villalba é poderoso instrumento contra o racismo no esporte.

O fotojornalista campineiro Rodrigo Villalba cobrirá pela terceira vez uma Copa do Mundo da FIFA. Presente em 2014 e 2018, será o único profissional da cidade no Qatar, representando Campinas e a categoria dos fotojornalistas. Uma mostra de seu trabalho estará na exposição “Campineiros nas Copas do Mundo”, que será aberta ao público na segunda-feira, dia 31 de outubro, às 10h, no saguão da Prefeitura Municipal. A mesma exposição estará simultaneamente na Sanasa, também com abertura às 10h do dia 31.

A exposição traz trabalhos anteriores de Villalba, realizados principalmente em 2018, somados a imagens do pentacampeonato do Brasil nas Copas do Mundo. O conjunto inclui, ainda, outros registros históricos da principal competição esportiva do planeta.

Estarão expostos mais de dez painéis, cada qual com fotos e textos sobre os campineiros que participaram das Copas do Mundo, formando um rico acervo histórico esportivo. As Copas do Mundo das quais o Brasil participou e a Copa na Rússia registrada por Villalba estarão representadas.

O destaque é a foto mais icônica da última Copa do Mundo, registrada pelo fotógrafo: o aperto de mão de dois jogadores – um negro e um branco –, reforçando o combate ao racismo e a solidariedade nos jogos.

Os painéis permanecerão no saguão da Prefeitura de 31 de outubro até dia 15 de novembro. Depois, a partir do dia 16 de novembro, estarão na Estação Cultura, onde permanecerão até o final da Copa, em 20 de dezembro. O mesmo ocorre na Sanasa, onde a exposição fica, igualmente, até 20 de dezembro.

Representatividade

Para Villalba, um dos objetivos desta exposição é mostrar que temos, no universo da fotografia e da Copa do Mundo de Futebol, destaques da cidade e do Brasil. “As personalidades mostradas nas imagens, tanto os jogadores como o profissional de fotografia, que também entra em campo, conseguem chegar lá e fazer bonito. Essa exposição conta, além do trabalho que realizei nas Copas, como uma representatividade, lá fora, com destaque para os profissionais da fotografia e do fotojornalismo de Campinas e do Brasil, assim como os jogadores”, define o fotógrafo.

Sobre Rodrigo Villalba

Autodidata em fotografia e especialista em Fotojornalismo Esportivo, Rodrigo Villalba é fotojornalista desde 2009. É registrado e credenciado junto à FIFA (Fédération Internationale de Football Association) como fotojornalista internacional.

Entre outros trabalhos, fez a cobertura fotográfica da abertura do Mundial da FIFA 2014 e Rússia 2018, incluindo o jogo da grande final.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)