Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festivais e experiências culturais dos EUA em 2023

Estados Unidos, por Kleber Patricio

O Coachella. Fotos: divulgação.

De museus e exposições a festivais gastronômicos e musicais, os Estados Unidos oferecem aos viajantes uma variedade de experiências culturais em todo o país para inspirar e entreter turistas e locais. Confira uma seleção de eventos para curtir em todo o país – e save the date.

NOVA YORK

Cidade de Nova York

Este ano, o Museu da Cidade de Nova York (MCNY) celebrará seu 100º aniversário. Fundado em 1923 por Henry Collins, o museu conta com um acervo de mais de 750 mil objetos como fotografias, gravuras, figurinos, pinturas e muito mais. Para esta ocasião, a exposição “This Is New York: 100 Years of the City in Art and Pop Culture” explorará as diversas maneiras pelas quais a cidade inspirou essa temática. Apresentando tanto imagens famosas quanto menos conhecidas de Nova York exibidas no cinema e na televisão, na música, na literatura e na moda, a exposição traz uma versão coletiva de uma cidade que todo mundo conhece por meio da arte e da cultura. Quando: a partir de 26 de maio.

O Metropolitan Museum of Art.

A seção dedicada ao Costume Institute do Metropolitan Museum of Art promoverá a primeira grande retrospectiva da obra do estilista e diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld. No local, serão expostos mais de 150 vestidos desenhados por ele, além de mostrar seu estilo de trabalho, sua carreira e as celebridades que já estilizou ao longo dos anos. Quando: 5 de maio – 16 de julho.

CALIFÓRNIA

Indio

O Coachella é um evento anual de três dias realizado no Empire Polo Club, sendo um dos maiores festivais de música do mundo. O evento reúne artistas globais do rock, pop, música eletrônica, hip hop e indie e 2023 será o primeiro ano em que o festival contará com os DJs brasileiros, Vintage Culture e Mochakk. Quando: 14 – 23 de abril.

São Francisco

O San Francisco Ballet celebra sua 90ª temporada este ano liderado pela nova diretora artística, Tamara Rojo. O balé também apresentará o Next @90 Festival, com estreias mundiais de nove coreógrafos internacionais de destaque e importantes coreografias históricas complementadas por um repertório de 16 obras. As apresentações acontecerão no War Memorial Opera House. Quando: até 30 de abril.

Nevada – Deserto de Black Rock

O Burning Man.

Considerado um evento da contracultura, o Burning Man é um dos mais diversos festivais que acontecem no mundo. A cada ano, o festival tem um tema diferente e, em 2023, será “Animalia”, com o intuito de celebrar o mundo animal. Além de ser referência no universo da música eletrônica, Burning Man destaca a cena artística e reúne anualmente dezenas de milhares de pessoas no deserto de Black Rock. Quando: 27 de agosto – 4 de setembro.

Las Vegas

Durante três dias por ano, o Life is Beautiful traz música, comida, artes e educação para Las Vegas, apresentando exibições de arte e experiências imersivas no centro da cidade mais iluminada do planeta. O lineup deste ano ainda não foi divulgado. Quando: 22 – 24 de setembro.

ILLINOIS

Chicago

Lollapalooza é um evento que reúne grupos de rock alternativo, heavy metal, punk rock e indie e, desde 2011, já foi realizado em diferentes lugares do mundo, como São Paulo, Santiago e Berlim. Originalmente, o festival acontece em Chicago desde 1991 e, este ano, o evento contará com nove palcos e estará de volta ao Grant Park. O lineup estará disponível em breve no site. Quando: 3 – 6 de agosto.

The Art Institute of Chicago.

Entre maio e setembro, o Art Institute of Chicago focará na temática das obras de Van Gogh e the Avant-Garde. A exposição trará os trabalhos desenvolvidos por Van Gogh e outros artistas pós-impressionistas que pintaram em Paris, como Seurat e Signac, e promete ser um momento de apreciação da arte da época. Quando: 14 de maio – 4 de setembro.

TEXAS

Austin

Toda primavera, ao longo de 10 dias, multidões aproveitam o SXSW Music, Film and Interactive Conference and Festival. O evento traz diversidade em filmes, músicas e interações, e cada um dos tópicos apresenta profissionais globais para colaborar. Quando: 10 –19 de março.

O festival de música Austin City Limits Music Festival acontece anualmente no Zilker Park, em Austin. Este ano, em dois finais de semana, traz mais de 100 shows em nove palcos que incluem diferentes estilos de música, como rock, country, folk, indie, hip-hop, reggae e bluegrass. O festival ainda não divulgou o lineup de 2023. Quando: 6 – 8 de outubro e 13 – 15 de outubro.

COLORADO

Denver

O Firts Friday Art Walks.

O First Friday Art Walks é um evento do Art District de Denver, em Santa Fé. Durante todo o ano, na primeira sexta-feira de cada mês, milhares de pessoas descem pela Santa Fé Drive das 17h30 às 21h30. É uma grande oportunidade de ver arte em galerias, estúdios e outros locais.

Quando: o ano todo.

FLÓRIDA

Miami

O Ultra Music Festival é um festival anual de música eletrônica realizado ao ar livre com uma produção de primeira linha apresentando os maiores DJs de EDM. O festival ocorre juntamente com a Winter Music Conference e a Miami Music Week. A programação deste ano conta com grandes nomes como David Guetta, Tiestö, Marshmello, Zedd, Swedish House Mafia, Hardwell, Martin Garrix, Armin van Buuren, Timmy Trumpet, Vintage Culture, entre outros. Quando: 24 – 26 de março.

TENNESSEE

Knoxville

O Big Ears Festival.

Durante quatro dias todos os anos, o Big Ears Festival apresenta os maiores intérpretes e compositores do mundo. Este ano, está comemorando seu 10º aniversário com artistas mundialmente conhecidos, incluindo vencedores do Grammy e do Prêmio Pulitzer, que participam de mais de 100 apresentações em workshops e exposições. Quando: 30 de março – 2 de abril.

Sobre o Brand USA | O Brand USA, organização de marketing de destinos para os Estados Unidos, foi estabelecido pela Lei de Promoção de Viagem como a primeira parceria público-privada do País a promover os Estados Unidos como um destino turístico único e a comunicar as políticas e procedimentos de viagens dos EUA a visitantes de todo o mundo. Formado como uma Corporation for Travel Promotion em 2010, a entidade público-privada iniciou suas operações em maio de 2011 e faz negócios como Brand USA. De acordo com estudos da Oxford Economics, nos últimos nove anos, as iniciativas de marketing do Brand USA ajudaram a receber 7,7 milhões de visitantes a mais nos Estados Unidos, beneficiando a economia do País com mais de US$56 bilhões em impacto econômico total e apoiando, em média, mais de 40 mil empregos por ano. Para descobrir mais sobre os EUA e a diversidade ilimitada de experiências de viagem e cultura americanas autênticas e ricas, visite o site direcionado os visitantes do Brand USA Visit The USA e acompanhe as páginas nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

(Fonte: Aviareps)