Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festa da Migração resgata e homenageia culturas populares das mais diversas regiões do Brasil

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Banda Rock N’Roça abre a programação do evento nesta sexta-feira, dia 15. Foto: divulgação.

Criada com o objetivo de resgatar e homenagear culturas populares das mais diversas regiões do Brasil que se encontram no município, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove a primeira edição da Festa da Migração, que acontece entre os dias 15 a 17 de setembro, com shows e muita gastronomia típica, no estacionamento do Parque Ecológico no Jardim Paulista e Paulistano. No dia 17, acontece também o 2º Encontro de Folia de Reis, que reunirá 12 companhias de Indaiatuba e região. O evento conta com apoio da Elo Produções.

“A primeira edição da Festa da Migração tem como objetivo promover a integração destes povos de todos os cantos do Brasil que compõem esta miscigenação tão ímpar que faz de Indaiatuba uma cidade para todos, além de oferecer atrações culturais e opções gastronômicas típicas para toda a população”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

O evento tem início na sexta-feira, dia 15, às 18 horas, com a abertura da praça de alimentação e shows com a Banda Rock N’Roça e a Banda Maria Lua. No sábado, dia 16, o evento tem início ao meio-dia e contará com apresentações de Trio Lampião SP, Priscila Moreno, Raulzinho, Radiola e Camila Morais & Raquel.

Forró Maria Lua também é uma das atrações da Festa da Migração. Foto: Tom Godoy.

No domingo, dia 17, a programação tem início às 7h, com eventos relacionados à segunda edição do Encontro de Folia de Reis. A estreia do evento aconteceu em 2019, com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro. “Este Encontro também tem a finalidade de manter viva esta tradição e de oferecer esta integração entre os grupos de Folia de Reis da nossa região”, destaca Tânia.

A tradicional Companhia de São Francisco de Assis representa Indaiatuba no 2º Encontro de Folia de Reis, que receberá um total de 12 grupos, vindos de Itu, Santa Rosa do Viterbo, Limeira, Campinas, Vargem Grande Paulista, Artur Nogueira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Bárbara D’Oeste e Leme.

A programação segue com shows da Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba, Giulia Agg, Banda Celebration e 220 Volts – Capital Inicial Cover, encerrando a primeira edição da Festa da Migração.

Alimentação

A Praça de Alimentação traz as mais diversas opções, representando várias regiões do país. Do Norte, a festa traz açaí, cupuaçu e paçoca de carne. Do Nordeste, destaque para acarajé, cocada, tapioca, baião de dois, bobó de camarão, vatapá, bolinho de abóbora com carne seca e a carne de sol com queijo coalho e mandioca.

Priscila Moreno leva o show “Sudestina” para a 1ª Festa da Migração. Foto: Fabio Alexandre.

O Sul será representado pelo arroz carreteiro, costela fogo de chão e polenta frita, matambre recheado (carne extraída da costela bovina, recheada, assada em fogo lento ou no bafo e servida junto a especiarias como chimichurri ou vinagrete), barreado (iguaria mais típica do Paraná, feito à base de carne bovina, cozida por horas em panela fechada com goma de farinha de mandioca), joelho de porco, galeto com polenta em tiras fritas feita em tabuleiro, polenta cremosa acompanhada por molho de tomate com carne moída, cueca virada e batata recheada com calabresa.

Do Sudeste, São Paulo traz iguarias como coxinha, churrasquinho no pão com contrafilé e queijo, sanduíche de pernil, cuscuz paulista, bolinho caipira e pastel de feira. O Rio de Janeiro será representado pelo bolinho de bacalhau, enquanto Minas Gerais terá o pão de queijo, quitandas mineiras, torresmo mineiro, torresmo de rolo, linguiça defumada, galinhada, angu com quiabo e o tutu de feijão com linguiça, torresminho e ovo frito.

Encerrando as opções gastronômicas, o Centro-Oeste marca presença com iguarias de milho e bolinho de arroz com molho de pequi. A 1ª Festa da Migração acontece no estacionamento do Parque Ecológico, na altura dos Jardins Paulista e Paulistano, na Rua Martinho Lutero, sem número. Mais informações pelo telefone (19) 3875-6144.

1ª FESTA DA MIGRAÇÃO

15 de setembro (sexta-feira)

18h – Abertura da Praça de Alimentação

18h – Banda Rock N’Roça

19h30 – Forró Maria Lua

16 de setembro (sábado)

12h – Abertura da Praça de Alimentação

12h – Trio Lampião SP

14h – Priscila Moreno

16h – Raulzinho

18h – Radiola

20h – Camila Morais & Raquel

17 de setembro (domingo)

7h – 2º Encontro de Folia de Reis

10h – Abertura da Praça de Alimentação

15h – Giulia Agg

17h – Banda Celebration

19h – 220 Volts (Capital Inicial Cover).

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)