Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fernando Gabeira e Elizângela Baré se encontram em ‘Sempre um Papo’ no Sesc Pinheiros

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Arquivo Pessoal.

Às 20h do dia 15 de abril, Fernando Gabeira e Elizângela Baré se encontram no auditório do Sesc Pinheiros para debaterem o tema ‘Diálogos Entre Conhecimentos Científicos e Saberes Tradicionais’. Um jornalista que atravessa décadas de história política e uma liderança indígena que carrega os saberes ancestrais do povo Baré. O diálogo entre esses dois universos se propõe a refletir sobre o encontro entre a ciência e os saberes tradicionais, em um momento de troca e aprendizado mútuo. A mediação fica por conta de Semayat Oliveira.

O bate-papo entre Fernando Gabeira e Elizângela Baré propõe a interação entre diferentes sistemas de produção e circulação de conhecimentos e práticas. O debate pretende lançar luz sobre a importância do diálogo entre a academia e as comunidades que fortalecem saberes tradicionais, propondo uma compreensão mais integrada e respeitosa da natureza e dos grupos sociais. Depois da conversa, eles seguem para uma sessão de autógrafos.

A conversa entre Gabeira e Baré é a sexta desta temporada, sendo precedidos por eventos com Anielle Franco e Aílton Krenak, Veronica Stigger e Edson Kayapó, Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior, Sandra Benites e Sérgio Abranches, e Maria Homem e Nurit Bensusan. Ao longo de 2025, os encontros promovidos por essa parceria seguirão enfocando criações que dialogam com o meio ambiente, promovendo uma nova visão sobre sustentabilidade e respeito aos ciclos naturais. Todos os eventos podem ser assistidos no Youtube do Sempre um Papo.

Fernando Gabeira é jornalista e escritor, autor de 10 livros, como ‘O que é isso, companheiro?’, ‘Democracia tropical: Caderno de um aprendiz’ e ‘Viagem ao coração do Brasil’. Atualmente, é colunista do O Globo e comentarista da Globo News. Ele começou sua carreira jornalística como repórter do Jornal do Brasil, e foi preso em 1970, em São Paulo, pela ditadura militar. No exílio, passou por diversos países, como o Chile, a Suécia e a Itália. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 1986 e, em 1994, foi eleito deputado federal, e reeleito em 1998 e 2002. Gabeira dedicou-se a uma intensa produção literária, construindo as primeiras análises críticas da luta armada e impulsionando discussões sobre temas como as liberdades individuais e a ecologia.

Elizângela Baré é uma mulher indígena, artesã, agricultora, mãe, professora, liderança, falante da língua nheengatu e pesquisadora indígena. Natural da Terra Indígena Cué-Cué Marabitanas, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (Amazonas). Possui Licenciatura Plena em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro, de 2017 a 2020. Foi presidente da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, de 2009 a 2021. Coordenou a ‘Campanha Rio Negro, Nós Cuidamos!’, que distribuiu cestas básicas e itens de higiene para povos indígenas do Rio Negro no período mais intenso da pandemia de Covid-19. Atuou com os Médicos Sem Fronteiras como Educadora de saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e também foi pesquisadora bolsista da Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à Covid-19 (PARI-c), ferramenta de comunicação da pesquisa ‘Respostas Indígenas à Covid-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global’, sob responsabilidade da City University of London, do Reino Unido. É podcaster e apresentadora da Rádio Sumaúma, trabalho que rendeu a ela o troféu na categoria ‘Programa de Podcast de Jornalismo’. Atualmente, é doutoranda em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP).

Sempre um Papo – 39 anos | O Sempre Um Papo atua em conjunto com o Sesc SP há 23 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição. Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 39 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2,5 milhões de pessoas.

Serviço:

Sempre Um Papo: Diálogos Entre Conhecimentos Científicos e Saberes Tradicionais

Dia: 15 de abril, terça, às 20h.

Duração: 120 minutos

Local: Teatro Paulo Autran

Classificação: A16

Retirada de ingressos, gratuitos, na bilheteria da unidade, 1h antes do início da atividade.

Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados das 10h às 21h; domingo e feriado, das 10h às 18h30.

(Com Gleice Nascimento/Assessoria de Imprensa Sesc Pinheiros)