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Eventos fora do eixo: Após Lady Gaga no Rio, Mariah Carey, em Belém, lidera a descentralização de eventos no Brasil

Belém, por Kleber Patricio

Belém se prepara para receber Mariah Carey em setembro de 2025, durante a programação da COP30. Foto: Divulgação.

O Brasil presencia uma transformação no cenário de grandes eventos musicais. O show gratuito de Lady Gaga em Copacabana, realizado em 3 de maio, reuniu aproximadamente 2,1 milhões de pessoas, tornando-se o maior da carreira da artista e o maior já realizado por uma mulher na história. O evento, parte do projeto ‘Todo Mundo no Rio’, contou com um investimento de R$ 92 milhões, financiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocinadores privados, e gerou um impacto econômico estimado em R$ 600 milhões para a cidade.

Enquanto isso, Belém se prepara para receber Mariah Carey em setembro de 2025, durante a programação da COP30. O show ocorrerá em um palco em forma de vitória-régia, que vai flutuar sobre o rio Guamá, e não será aberto ao público. Já o Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, conhecido como Mangueirão, receberá a cantora Ivete Sangalo em um evento com expectativa de 50 mil pessoas.

Segundo Phillipe Bento, gerente de marketing da MeEventos, a plataforma DataEventos revela que 63% dos eventos sociais e corporativos no Brasil estão concentrados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. No entanto, estados como Pará, Goiás e Ceará apresentam crescimento médio de 12% ao ano na realização de eventos, indicando uma descentralização do setor. “Com a descentralização dos grandes eventos, cidades como Belém ganham destaque no cenário nacional, impulsionando a economia local e promovendo a cultura regional. A realização de megashows fora do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais representa uma oportunidade para diversificar o calendário de eventos e fomentar o desenvolvimento de novas praças no país”, comenta Bento.

Ferramentas como a DataEventos auxiliam produtores locais na profissionalização e tomada de decisões estratégicas. Informações como mapeamento de demanda reprimida, viabilidade de infraestrutura e projeções financeiras contribuem para aumentar a visibilidade de eventos em cidades fora dos grandes centros, facilitando a atração de patrocinadores por meio de relatórios geolocalizados e projeções de retorno sobre investimento. “O fato de Mariah Carey ter aceitado o convite para se apresentar em Belém, durante a COP30, é simbólico, mostra que há uma abertura concreta do mercado para além do eixo tradicional. A missão da DataEventos é justamente oferecer inteligência para que produtores locais consigam planejar, precificar e negociar com mais segurança, ampliando a presença de grandes eventos em novas praças do país”, finaliza o gerente de marketing da MeEventos.

Sobre a MeEventos – Fundada em 2014, com sede em Belo Horizonte (MG), a MeEventos é uma plataforma integrada para a gestão de eventos, desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro. A MeEventos é usada para a gestão, em média, de 15 mil eventos por mês, atende 1,6 mil empresas de todo o setor de eventos em três países – Brasil, Portugal e Estados Unidos –, e sua plataforma conta com 8,5 mil usuários. A empresa faturou R$ 4 milhões em 2024 e projeta um faturamento de R$ 7 milhões em 2025. Em 2025, a MeAcademy se consolida como principal canal de profissionalização do mercado de eventos e lança o MeHub, um hub de inovação pensado para atender necessidades específicas do mercado de eventos com soluções inovadoras. Saiba mais em meeventos.com.br.

(Com Fernanda Brabo/Maya PR)