Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Estúdio 41 apresenta exposição ‘Mirabilândia – Um Parque de Ilusões”, de Dani Tranchesi

São Paulo, por Kleber Patricio

“Chapéu Rosa”, 2022, Dani Tranchesi.

O Estúdio 41 inaugura no dia 23 de agosto a mostra “Mirabilândia – Um Parque de Ilusões”, com fotos de Dani Tranchesi e curadoria assinada por Diógenes Moura. A partir de imagens de chapéus mexicanos, carrosséis, pelúcias e outros elementos, a artista captura o universo lúdico dos parques de diversões. A data de abertura da mostra marca também um ano de atuação do espaço expositivo.

‘Mirabilândia’ aconteceu por acaso, afirma a fotógrafa, que vem capturando imagens de parques de diversões de maneira despretensiosa desde 2015. Entre um projeto de pesquisa fotográfica e outro, Dani Tranchesi sempre cruzou com as arenas repletas de luzes e um quê de magia pelo caminho e decidiu registrá-las. Percorreu diversas regiões da capital como zona leste, zona norte, a cidade de Praia Grande, na baixada santista, o interior de São Paulo e países como Vietnã e Estados Unidos, entre outros.

Foi quando estava em Recife no primeiro semestre de 2022, por conta de seu próximo projeto, intitulado “Seja o que Deus Quiser”, que Tranchesi topou com Mirabilândia, parque que dá nome à mostra e fica entre as cidades de Recife e Olinda. Ali tomou a decisão de que as fotos, que já compunham um vasto acervo registrado por anos, podiam virar uma exposição.

“Pezinhos ao vento”

“Conta a lenda adormecida que Mirabilândia é a soma das primeiras sílabas dos nomes das filhas do dono de um parque que existe entre Recife e Olinda. Nada mais puro sangue brasileiro: sílabas para criar outro nome, outra ilusão. Nas cidades e no país onde seus habitantes estão sempre à beira do abismo, um parque de diversões pode ser um amuleto para que o sufoco da vida cotidiana seja aliviado uma, duas, três horas seguidas”, diz o curador Diógenes Moura.

Dani Tranchesi diz que a mostra irá crescer e ainda está fotografando parques – nos próximos dias ela registra um parque na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  “Capturar parques de diversões é uma forma de registrar algo que está acabando. É lúdico, nostálgico e um pouco melancólico também”, afirma Tranchesi.

Para esta mostra, o curador e a fotógrafa reuniram 23 imagens que foram capturadas ao longo dos anos. “Somos outros quando estamos em um parque de diversões. O super tornado é uma montanha russa que faz o grito e a emoção lamberem cada rosto. Monstros e super-heróis são capazes de sorrir. No chapéu mexicano a imagem gira: vê cada ilusão pelo lado de dentro e o olho de vidro de quem a vê pelo lado de fora”, elucida o curador.

“Corrida de Cavalos IV”

Estúdio 41 | Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia – esse é o mote do Estúdio 41, projeto que ocupa o conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pela fotógrafa Dani Tranchesi e sua sócia Paula Rocha, o novo espaço cultural vai apresentar projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.

Serviço:

Exposição “Mirabilândia – Um Parque de Ilusões”, de Dani Tranchesi

Curadoria: Diógenes Moura

De 23 de agosto a 23 de outubro de 2022

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi – São Paulo (SP)

Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 18h; sábados, das 11h às 13h

Entrada franca a partir de agendamento pelo Whatsapp: +55 (11) 99452-3308.

(Fonte: a4&holofote comunicação)