Uma peça ‘viva’, que se transforma conforme o público e o contexto do mundo, ‘Eu Sou um Monstro’, de Fause Haten, retorna ao Teatro Vivo para uma segunda temporada (26 de abril a 18 de maio), após sua aclamação no Sesc Pompeia em 2024. Desta vez, o artista reforça o caráter orgânico do espetáculo: “Cada noite é única. O que está em pauta na sociedade, a energia da plateia, tudo isso molda a performance”, adianta.
Inspirado em um episódio real da vida do pintor Francis Bacon (que encontrou o namorado morto na véspera de uma exposição e manteve o corpo no local para não cancelar o evento), o trabalho mistura teatro, performance, vídeo e artes plásticas, desafiando classificações. A dramaturgia, construída a partir de improvisações gravadas em leituras com atores, ganhou agora sua versão definitiva no livro ‘Eu Sou um Monstro’, lançado pela editora N-1 em 24 de abril. A edição, com tiragem limitada, inclui fotos-performances inéditas e ensaios sobre o processo criativo, além do texto original.
Fause Haten quer levar o público a uma vivência singular onde as fronteiras entre as artes se dissolvem. Conhecido por suas incursões na moda e nas artes visuais, emprega seu corpo como matéria-prima: no palco, distorce o rosto com fitas, cordões e adesivos, criando máscaras vivas que questionam a ideia de identidade. Nesta temporada, a cenografia ganha camadas interativas, convidando a plateia a refletir sobre a ‘monstruosidade’ do ato criativo – tema que Haten aprofunda ao citar Foucault: “Se substituirmos ‘monstro’ por ‘artista’, o sentido se mantém. Assumo: somos monstros que redesenham o mundo”. “Não espere uma peça de teatro, mas um ritual onde a plateia é cúmplice da transformação”, define o artista, cuja trajetória – da Escola Teatro Célia Helena aos desfiles de moda performática – confirma seu lugar como um dos nomes mais inventivos da cena contemporânea.
Sobre o Livro
A Editora N-1 lançou em 24 de abril o livro ‘Eu Sou um Monstro’, do artista Fause Haten, uma imersão no universo da aclamada peça-performance que estreou no Sesc Pompeia em 2024 e ganha nova temporada no Teatro Vivo a partir de 26 de abril. Mais do que um registro, a obra é uma extensão viva do espetáculo, com textos inéditos, fotos-performances e reflexões sobre o ato criativo como um gesto de ruptura.
Com prefácio assinado pelo ator e diretor Elias Andreato e um ensaio final do jornalista e curador Renato de Cara (‘Fause Haten, O Monstro’), o livro desmonta a estrutura tradicional de publicações artísticas. Organizado em capítulos que espelham a dramaturgia da peça – Prefácio, Prólogo, Cena 1, Performance, Cena 2, Cena 3, Epílogo e Obras –, o volume revela o processo íntimo de Haten desde as leituras improvisadas com atores até as distorções faciais que viraram marcas registradas do espetáculo.
Vivo Cultura | Além de apoiar a circulação de espetáculos culturais por todo país, a Vivo possui o Teatro Vivo em São Paulo, que em 2024 promoveu 10 espetáculos, vistos por mais de 50 mil pessoas e também incentiva importantes equipamentos culturais, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Pinacoteca de São Paulo, MASP, MIS São Paulo, Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e MAM São Paulo. Todas as suas iniciativas buscam ampliar o acesso ao conhecimento com novas formas de vivência e aprendizado, fortalecidas nos aspectos de diversidade, inclusão, coletividade e educação.
Serviço:
Eu Sou um Monstro
De 26/4 a 18/5 de 2025, sábados às 20h e domingos às 18h.
Teatro Vivo – Espaço Convivência – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460, Morumbi, São Paulo
Ingresso: R$100 (inteira), R$50 (meia-entrada)
Vendas online Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/104475
Bilheteria: somente nos dias de atração, abre 2 horas antes de cada apresentação
Fone: (11) 3430-1524
Classificação etária: 18 anos
Capacidade: 30 lugares
Duração: 50 minutos
Estacionamento: Self Park R$30,00 – Entrada pela Av. Roque Petroni Jr, 1464
Funcionamento: 2 horas antes da sessão com tolerância de até 30 minutos após apresentação
Para informações sobre outras programações, acompanhe:
@fausehaten | @teatrovivosp | @vivo.cultura.
(Com Cris Landi)