Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

SESC Santo Amaro apresenta exposição “RiosDesCobertos”

São Paulo, por Kleber Patricio

Rio Pinheiros, 2022. Antigo rio Geribatiba. Crédito da imagem: Estúdio Laborg.

O rio Pinheiros é muito mais do que aquele curso d’água que atravessa a cidade. Ele começa na Serra do Mar e circula pelo estado até a capital paulista. Muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba, que significa “terra dos Jerivás”. O rio começava num local de muitas palmeiras Jerivás. O atual nome do rio foi dado pelos jesuítas, que criaram um aldeamento indígena e o batizaram de Pinheiros pela grande quantidade de araucárias que havia na região.

A exposição “Dos Jerivás aos Pinheiros”, oitava edição do projeto de educação socioambiental Rios DesCobertos, caminha por esse curso d’água de forma provocadora e interativa, recriando as trilhas que levaram um dos rios mais importantes da cidade ao desconhecimento de sua história viva.

Exposição “Rios DesCobertos”. Crédito da imagem: Estúdio Laborg.

A exposição reúne artistas, pesquisadores, professores e designers que se utilizam de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios de São Paulo. A proposta é provocar um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade a partir de uma abordagem territorial desde suas nascentes até a sua foz, considerando os aspectos físicos, biológicos, geográficos e geomorfológicos, antropológicos e ambientais.

O que encontrar na exposição

Por meio de instalações, mapas, maquetes, projeções, depoimentos e muita história, a mostra instiga o público navegar por um vasto conteúdo distribuído por todo o espaço expositivo. As curiosidades, fatos e informações são apresentados com possibilidade de construção de narrativas diversas pelo próprio visitante proporcionando experiência direta com os conteúdos.

Uma maquete topográfica e interativa, marca registrada do projeto, é cuidadosamente iluminada por projeções, apresentando todo o curso do rio Pinheiros e de seus afluentes, desde as nascentes na Serra do Mar até sua foz no rio Tietê.

Grupo de remadoras no Rio Pinheiros em 1937. Crédito da imagem: Centro Pró Memória Hans Nobiling.

Por fim, a exposição apresenta a instalação “Rio”, que mostra as diferentes intervenções de engenharia na bacia hidrográfica do rio Pinheiros, em particular o “Projeto Serra” que alterou definitivamente a forma do rio e a ocupação de suas margens. Obras que foram decisivas para que a cidade chegasse à sua forma atual.

O principal objetivo da exposição é ser educativa e a parceria com o SESC é exatamente promover essa interação com escolas. Um importante plano de visitas monitoradas está em andamento.

Estúdio Laborg | Atua no contexto das produções artísticas presentes nos museus e exposições, em centros culturais e instituições de ensino. Com 12 anos de experiência na produção de conteúdo expositivo, o Laborg apresenta narrativas envolventes que proporcionam uma melhor compreensão daquilo que se quer transmitir.

CURADORES

Alexandre Gonçalves – Bacharel em Comunicação, com especialização em documentário, produz conteúdo educativo e obras para museus e exposições desde 2007, responsável pela direção de pesquisa e conteúdo do Estúdio Laborg.

Charlie de Oliveira – Graduado em Publicidade & Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, é artista visual, designer, diretor de arte e produtor cultural. Atualmente dedica-se a sua especialização em Cultura e Educação na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Sobre o SESC

SESC (Serviço Social do Comércio) – Com 75 anos de atuação, o SESC – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o SESC é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do SESC São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.

Serviço:

Exposição “Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros”

Quando: de 20/8 a 18/12/2022

Horário: terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

Local: Espaço das Artes

Classificação: Livre

Agendamento de grupos: agentamento.santoamaro@sescsp.org.br

SESC Santo Amaro

Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro – São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

Acessibilidade: Universal

(Fonte: Agência Em Foco)