Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Bosque dos Guarantãs terá encontros sobre memórias do local dias 16 e 17

Campinas, por Kleber Patricio

Histórias do Bosque é um projeto artístico e uma intervenção turística, com resgate da memória do território. Foto: divulgação.

O Ponto de Cultura Quintal Garatuja irá promover nos dias 16 e 17 de dezembro, às 10h e às 16h, encontros para compartilhar histórias e causos sobre o Bosque dos Guarantãs. Localizado na região do Jardim Nova Europa, em Campinas, o bosque abriga mata nativa com fauna e flora em uma área de preservação ambiental.

A história do “bosquinho”, como é conhecido pelas pessoas da região, se confunde com a história do bairro, pois contam que foi uma área destinada ao lazer e à preservação desde os anos 1950, época do loteamento da região. O evento é gratuito.

Histórias registradas em meios oficiais e memórias da cultura oral serão convocadas em um tour por pontos importantes do bosque. A equipe do Garatuja vem coletando essas memórias desde o início do ano, que serão registradas definitivamente no espaço do Bosque dos Guarantãs, com a instalação de placas contendo informações importantes sobre o local.

“Histórias do Bosque” é um projeto artístico, porém trata-se também de uma intervenção turística, pois resgata e difunde a memória do território. Mas, acima de tudo, trata-se de preservação ambiental, afirmam os organizadores. “Ao contar para as pessoas que ali tem uma nascente, mata nativa e animais silvestres, esperamos cultivar o senso de preservação em quem visita o bosque, que se reconheça o valor de uma área verde dessas no meio da cidade”, diz Pamella Villanova, atriz e gestora do Garatuja.

“Nós costumamos frequentar o bosque aos finais de semana e sempre nos surpreendemos com a diversidade de espécies convivendo por aqui; desse espanto surgiu a vontade de saber um pouco mais sobre essa história”, diz Dudu Ferraz, músico e gestor do Garatuja. “Vai ser um programão para quem gosta da história da cidade e de educação ambiental”, afirma Pamella.

O bosque abriga 23 mil m² de mata nativa, segundo a Embrapa, e sua história começa no início da urbanização da região do Jardim Nova Europa.

As sessões das “Histórias do Bosque” fecham as ações culturais programadas pelo Quintal Garatuja e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Serviço:

Dias: 16 e 17 de dezembro

Horários: às 10h e às 16h

Local: Bosque dos Guarantãs – Rua Santa Rita do Passa Quatro, 706, Jardim Nova Europa, Campinas (SP)

Evento gratuito.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)