Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Arte e história: FAMA Museu lança o programa Fábrica São Pedro

Itu, por Kleber Patricio

Fábrica São Pedro. Foto: Acervo Histórico FAMA Museu.

O museu Fábrica de Arte Marcos Amaro, sediado em Itu, no interior de São Paulo, inaugura o programa Fábrica São Pedro para coletar memórias sobre a Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro, que funcionava nas instalações onde hoje funciona a instituição.

O departamento de Pesquisa e Referência da FAMA faz um apelo à população ituana que conhece a Fábrica São Pedro para compartilhar suas histórias e ajudar a construir uma nova exposição. A curadoria será coletiva e cruzará o acervo artístico do museu com o passado da Fábrica e o patrimônio industrial de Itu.

O programa Fábrica São Pedro une a pesquisa à prática da ciência cidadã, inspirado em experiências participativas de história pública e digital. A população poderá oferecer seus testemunhos por diversos canais, contando histórias, compartilhando documentos ou materiais relacionados à Fábrica São Pedro. Com coordenação de Anita Lucchesi, a iniciativa pretende ativar uma rede de pesquisa em torno do museu, mobilizando estudantes e pesquisadores interessados em estudar seu acervo, o passado da fábrica e os pontos de interseção entre o passado e o presente do patrimônio industrial na região.

Como participar?

– Visite a FAMA Museu. A equipe FAMA vai receber os interessados no acolhimento do museu.

– Pelo WhatsApp (11) 91126-2211: entre em contato com a coordenação do programa Fábrica São Pedro pelo WhatsApp.

– Por carta ou e-mail: quem preferir pode também enviar cartas ou e-mails para contribuir com o Nossa Fábrica. Endereço Postal: R. Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Vila São Francisco, Itu – SP, 13300-190

E-mail: fabricasaopedro@famamuseu.org.br.

Para mais informações e atualizações sobre a agenda do programa e formas de participação, acesso o site do FAMA Museu: https://famamuseu.org.br/fabrica-sao-pedro/.

FAMA Museu | Situada em Itu, a 100 km da capital paulista, a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu está localizada em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de duas mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

Anita Lucchesi é Doutora em História pela Universidade do Luxemburgo (UNILU, 2020) e Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ, 2014), onde também concluiu Bacharelado e Licenciatura em História (2011). No seu doutoramento, investigou a teoria e os métodos da história digital em intersecção com a história pública, discutindo as questões epistemológicas emergentes do que define como “hermenêutica da prática”. Anita é uma das pioneiras, no Brasil, no estudo da Historiografia Digital. Seu primeiro trabalho versando sobre o entrelaçamento da história com as tecnologias digitais, realizado entre 2008 e 2011, foi premiado e publicado pelo concurso de monografias da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia. Ela integra o Grupo de Estudos do Tempo Presente, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS). Entre outras afiliações, faz parte da Rede Brasileira de História Pública e é também membro do comitê diretor da Federação Internacional de História Pública. Dedica-se a pesquisas na área de História Digital, História Pública, História do Tempo Presente e História Comparada, com ênfase na interface entre tecnologias digitais, estudos de memória, ensino e divulgação científica da história. Atualmente, é coordenadora do departamento de Pesquisa e Referência da FAMA Museu.

Serviço:

Programa Fábrica São Pedro

Duração: 14 de julho de 2021 a 29 de junho de 2022

Coordenação: Anita Lucchesi (FAMA Museu, Pesquisa e Referência)

Público-alvo: população de Itu e região que trabalhou na fábrica ou conheceu suas atividades de alguma outra forma.