Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Aniversário de SP: jovem prodígio do violino Guido Sant’Anna se apresenta com a Orquestra Sinfônica Municipal

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Kauê Diniz.

Uma forma especial de comemorar o aniversário de São Paulo – a capital cultural mais diversa do país – é vir conferir um concerto super especial na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal. Na semana em que a cidade comemora 469 anos, a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Roberto Minczuk, terá a participação super especial do solista Guido Sant’Anna, o jovem violinista de apenas 17 anos premiado na última edição do Concurso Internacional Fritz Kreisler, na Áustria, que contou com mais de 230 candidatos de 42 países. O concerto acontece nos dias 25/1 (17h), 27/1 (20h) e 28/1 (17h).

No programa, com cerca de 60 minutos, serão apresentadas cinco composições de artistas brasileiros que dialogam entre si e celebram a música popular e sua presença no território erudito: “Batuque”, uma das obras mais reconhecidas de Oscar Lorenzo Fernández, da Suíte Orquestral “Reisado do Pastoreio”; “Samba”, de Alexandre Levy, quarto movimento da “Suíte Brasileira”, um dos primeiros sambas a serem tocados numa sala de concerto em 1890; “Passacaglia para o Novo Milênio”, obra de 1999 do maestro falecido em 2022 Edino Krieger, “Batuque”, obra de 1891 de Alberto Nepomuceno, e “Congada”, da Ópera de 1921 “O Contratador de Diamantes”, de Francisco Mignone.

Guido nasceu na periferia de São Paulo e já se apresentou junto a conjuntos de câmara de diversos países, como Londres, Gstaad (Suécia), Dubai, Nova Iorque, Moscou e Madri. Morador de Parelheiros, o jovem iniciou seus estudos de violino com apenas 5 anos de idade, tocando seu primeiro solo junto a uma orquestra aos 7 anos de idade. Finalista do programa “Prelúdio” da TV Cultura com apenas 8 anos, foi finalista da Menuhin Competition e ingressou no The Perlman Music Program, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Bolsista do Cultura Artística, o jovem é aluno de Elisa Fukuda e toca um violino Iorio, famoso luthier de 1833 cedido pela Caris Foundation. Em 2021 o músico venceu o concurso Jovens Solistas da Osesp e, ano que vem, deve lançar seu primeiro CD pelo selo Naxos, além de realizar apresentações com orquestras europeias e uma turnê pela Ásia em 2023.

Na sequência, será apresentado o “Concerto para Violino”, de Tchaikovsky, uma obra de 33 minutos que teve sua estreia em Viena, na Áustria, no dia 4 de dezembro de 14, regida por Hans Richter e com Adolph Brodksy ao violino que completa o programa de aproximadamente 33 minutos.

Os ingressos custam de R$12 a R$64 e já podem ser adquiridos no site ou na bilheteria do Theatro Municipal.

Orquestra Experimental de Repertório

No domingo da mesma semana, dia 29/1, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório também destaca o violino, dessa vez sob a batuta de Jamil Maluf e com solos do spalla Claudio Micheletti. Intitulado “Dois Caprichos e Um Rondó Caprichoso”, o concerto trará no programa Introdução e “Rondó Caprichoso”, do francês Camille Saint-Säes, “Capricho Italiano”, de Tchaikovsky, e “Capricho Espanhol”, do também russo Rimsky-Korsakov.

O concerto, de 40 minutos – sem intervalo –, tem classificação livre.

Serviço:

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Sé – São Paulo, SP

Capacidade Sala de Espetáculos – 1530 pessoas

Praça das Artes

Avenida São João, 281 – Sé – São Paulo, SP

Capacidade Sala do Conservatório – 200 pessoas.

(Fonte: Theatro Municipal de São Paulo)