Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

‘A Dança das Bruxas’: Uma jornada fantástica para reconstruir o poder da sabedoria feminina

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro.

Alice vivia um dia como outro qualquer quando algo inexplicável acontece: uma flor falante a aconselha a reler o diário deixado pela mãe. Assustada, a protagonista de ‘A Dança das Bruxas’ percebe que uma nova frase apareceu entre os registros e convoca as amigas Lara, Maria e Stela para desvendar os mistérios por trás daquele episódio. Mas, à medida que buscam informações, as quatro imergem em uma jornada fantástica repleta de autoconhecimento, magia e revelações sobre o passado.

Durante a aventura, escrita pela psicoterapeuta junguiana e professora de interpretação de sonhos Luana Barros, as personagens descobrem uma conexão com a Irmandade das Flores, grupo de mulheres sábias que buscavam conhecimentos sobre si e a cura das doenças. Porém, enquanto tentam entender os próprios papéis na reconstrução desse antigo trabalho que ocorria nos arredores de Brasília na década de 1970, elas lidam com dilemas típicos do universo feminino.

Em uma miscelânea de experiências, a autora foca nas diferentes visões das personagens. Lara é uma advogada arrogante e mãe de dois filhos que está presa em um casamento abusivo. Stela, por outro lado, está em um relacionamento com um jovem amoroso, mas tem medo de se casar devido aos traumas familiares. Já Alice sofre com o abandono materno e luta para agradar o pai, ao passo que Maria é uma psicóloga apaixonada pela filha e pelo marido, entretanto esquece de si para cuidar dos outros.

Lara viu de longe as amigas e aproximou-se. Ainda contrariada por estar naquele lugar sem sentido, abraçá-las parecia a coisa mais sensata a fazer. Pelo menos era o que seu corpo pedia, precisou se segurar para não se jogar nas garotas de uma vez. Estar entre elas sempre foi um local confortável. As críticas pararam de bombardear sua cabeça, finalmente pôde sentir o amor profundo que a amizade transmitia e então… Sentir-se. (A dança das bruxas – Iniciação, p. 90)

A ficção revela o poder da conexão da mulher com sua força interna, os benefícios da união feminina e a importância da sabedoria milenar acerca da bruxaria natural. Com um enredo que atravessa diferentes linhas do tempo – 2022, 1986 e 1978 –, a autora constrói uma narrativa profunda por meio de uma junção de conhecimentos sobre espiritualidade, sonhos, arquétipos e alquimia.

Luana Barros traça conexões do livro com o projeto ‘A Dança das Bruxas’, no qual utiliza as redes sociais para compartilhar mensagens reflexivas que convidam o público a se reconectar com o sagrado feminino. A partir de uma linguagem simbólica que mescla prosa e poesia em formato de diálogos, a publicação é dedicada às mulheres e dialoga com as especificidades de suas vivências no mundo. “A obra nasceu após muito estudo sobre a psicologia analítica e o sagrado feminino. Fiz questão de colocar no livro amigas que se completam e retratam, o tempo todo, o poder da amizade, da ancestralidade e de olhar para dentro, pois acredito que é assim que nós, mulheres, podemos resgatar nossa essência e sermos felizes”, explica a escritora.

Ficha Técnica

Título: A Dança das Bruxas – Iniciação

Autora: Luana Barros

ASIN: B0D6PF4YXZ

Páginas: 242

Preço: R$ 24,99 (e-book)

Onde comprar: Amazon.

Sobre a autora | Luana Barros é psicoterapeuta junguiana e professora de interpretação de contos de fadas e de sonhos. Além do podcast ‘Em Cada Conto um Ponto’, no qual comenta sobre contos de fadas a partir da teoria de Carl Gustav Jung, também realiza encontros on-line mensais sobre temas como arquétipos, alquimia e sagrado feminino. Nesses encontros virtuais, a autora também interpreta os sonhos das participantes para gerar uma interação construtiva. Como escritora, publicou oito livros, dentre eles: ‘Neste Livro a Bruxa Salva a Princesa’, ‘Páginas Amarelas’, ‘Menina Moça’ e ‘A Dança das Bruxas – Iniciação’.

Redes sociais da autora:

Instagram: @luanabarros1986

Youtube: Luanei 2.2

Site da autora: https://luanabarrosescritora.com.br/.

(Com Maria Clara Menezes/LC Agência de Comunicação)