O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – tem uma vaga para o Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica. A seleção ocorrerá no dia 9 de fevereiro, das 13h30 às 15h, no Polo Regional Jundiaí (R. Barão de Jundiaí, 148, Jundiaí/SP). Os Grupos de São José do Rio Preto, São Carlos, Itaberá e Bauru também já têm data para o mesmo tipo seleção.
Nos processos complementares não há inscrição online. Basta comparecer pessoalmente no local do teste, preencher o formulário e apresentar os seguintes documentos:
Um exemplar impresso de uma peça, estudo ou parte de orquestra que esteja estudando (peça de livre escolha), para executar ao instrumento ou cantar perante a Comissão de Avaliação;
1 cópia do RG e do CPF;
1 cópia do comprovante de residência (conta de luz ou água);
1 cópia do RG e do CPF do responsável legal para os casos de candidatos menores de 18 anos;
Comprovante de matrícula no polo do Projeto Guri (para alunos);
Comprovante de participação no Projeto Guri, nas turmas avançadas, que poderá ser na forma de comprovante de matrícula do Projeto Guri e/ou a declaração assinada e datada do educador ou do coordenador do polo frequentado, confirmando a participação do ex-aluno nas atividades (somente para ex-alunos);
Comprovante de escolaridade.
Importante: os candidatos que não estiverem portando os documentos solicitados acima serão automaticamente desclassificados.
A seleção geral para fazer parte de um dos doze Grupos de Referência do Projeto Guri acontece todo fim de ano. No entanto, podem ocorrer desistências pelo caminho e, nesse caso, são abertos processos seletivos complementares, que visam preencher as vagas em aberto de determinado grupo de referência, mantendo a harmonia do grupo que foi desfalcado. Assim, novas seleções podem ocorrer a qualquer momento.
Os guris em estágio mais avançado de aprendizado têm a oportunidade, desde 2010, de integrar um dos 12 Grupos de Referência do Projeto Guri distribuídos pelo Estado. São orquestras, cameratas, bandas, coros e grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos do Projeto Guri.
Aos integrantes dos Grupos de Referência são oferecidos empréstimo de instrumentos, a participação em projetos especiais e eventos com artistas convidados, além de uma bolsa auxílio para os alunos com melhor desempenho na seleção. Anualmente, o Projeto Guri oferece mais de 400 vagas, distribuídas conforme as variadas formações.
Serviço:
Grupo de Referência Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Local: Polo Regional Jundiaí
Endereço: R. Barão de Jundiaí, 148, Jundiaí/SP
Data: 9/2/2017
Horário: das 13h30 às 15h
Vagas: 1 Bolsa Performance
Instrumentos: flauta
Grupo de Referência Bauru – Banda Sinfônica
Local: Polo Bauru
Endereço: Rua Anhanguera, 5-60 – Higienópolis, Bauru/SP
Data: 3/2/2017
Horário: das 13h30 às 15h30
Vagas: 1 Bolsa Performance
Instrumentos: trombone, eufônio e trompa
Grupo de Referência São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Local: Polo Regional São José do Rio Preto
Endereço: Unorp – R. Ipiranga, 3.460, Alto Rio Preto, São José do Rio Preto/SP
Data: 9/2/2017
Horário: das 13h30 às 15h00
Vagas: 7 Bolsas Sem Auxílio Financeiro
Instrumento: contrabaixo, viola, violino e violoncelo
Grupo de Referência São Carlos – Big Band
Local: Polo Regional São Carlos
Endereço: R. Episcopal, 1.611, V. Faria, São Carlos/SP
Data: 10/2/2017
Horário: das 13h30 às 16h00
Vagas: 2 Bolsas Performance e 3 Bolsas Sem Auxílio Financeiro
Instrumentos: trombone, trompete, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, flauta transversal e percussão
Grupo de Referência Itaberá – Banda Sinfônica
Local: Polo Itaberá
Endereço: R. Josephina Silva Melo, 469, Centro, Itaberá/SP
Data: 8/2/2017
Horário: das 13h30 às 15h30
Vagas: 1 Bolsa Sem Auxílio Financeiro
Instrumentos: contrabaixo acústico
Mais informações: www.projetoguri.org.br.
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Grupo BB e Mapfre, Instituto CCR e CCR AutoBAn, Microsoft, Banco Votorantim, Duke Energy, ValGroup, EMS, Banco Safra, Capuani, CCR SPVias, Mercedes Benz, Supermercados Tauste, Codesp, Unimed Rio Preto, Grupo Maringá, Pinheiro Neto, Catho, Magazine Luiza, Cipatex, PPE Fios, Castelo Alimentos, Arteris, Grupo GR e Inforshop.
O Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
A Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma Organização Social de Cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo com isso para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.