Romance inacabado de Stendhal, ‘Lamiel’ chega aos leitores lusófonos pela Editora Unesp, como mais um integrante da Coleção Clássicos da Literatura Unesp. O texto, com tradução cuidadosa do professor Jorge Coli, reflete a complexidade de sua protagonista e a aguda crítica social que o autor fazia à sociedade francesa do século XIX. A jovem camponesa Lamiel, personagem de inteligência afiada e ambições implacáveis, representa uma figura singular na literatura. Sua busca incessante por experiências e a recusa a se submeter às convenções sociais a colocam em um caminho que combina ascensão e destruição, traçando um retrato único da condição humana e das contradições da sociedade de sua época.
Apesar de interrompido pela morte prematura do autor, o livro mantém sua potência, com uma estrutura narrativa que, mesmo fragmentada, aproxima o leitor da intensidade emocional da protagonista. Essa narrativa, repleta de mudanças abruptas de cenário e ritmo, reflete o caos interior de Lamiel, tornando-a uma personagem complexa e ambígua, ao mesmo tempo rebelde e vulnerável.
Autor prolífico, além de sua carreira como romancista, Stendhal também escreveu ensaios e crítica literária, mostrando-se um observador privilegiado da cultura e da sociedade de sua época. “Sua prosa econômica, aliada a uma exposição desavergonhada da relação entre indivíduo e sociedade – note-se que ele mesmo, especialmente na juventude, esteve envolvido em episódios eticamente controversos, com destaque para acusações de plágio – fizeram dele um marco de inovação na literatura no século XIX, na intersecção entre o Romantismo e o Realismo, cuja influência perdura até os dias de hoje”, pontuam os editores. “Faleceu em 23 de março de 1842, em Paris, deixando um legado literário duradouro que ainda inspira gerações de leitores e escritores, com uma visão profunda da condição humana que permanece tão relevante hoje quanto era em sua época.”
Por meio de Lamiel, Stendhal critica com maestria a hipocrisia da burguesia e a opressão das mulheres, discutindo temas como a busca pela liberdade individual e a exploração da sexualidade feminina. Esses elementos tornam a obra surpreendentemente atual, um convite para refletir sobre as estruturas de poder, a desigualdade social e o papel da mulher na sociedade. Mesmo inacabado, o romance revela o olhar irreverente e inovador de Stendhal, cuja influência continua a reverberar na literatura contemporânea.
Sobre a coleção | Clássicos da Literatura Unesp constitui uma porta de entrada para o cânon da literatura universal. Não se pretende disponibilizar edições críticas, mas simplesmente volumes que permitam a leitura prazerosa de clássicos. A seleção de títulos é conscientemente multifacetada e não sistemática, permitindo o livre passeio do leitor. Confira aqui as obras já publicadas.
Título: Lamiel
Autor: Stendhal
Tradução: Jorge Coli
Número de páginas: 234
Formato: 13,5 x 20 cm
Preço: R$ 66
ISBN: 978-65-5711-219-9
(Com Diego Moura/Pluricom Comunicação Integrada®)