Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição conta a história do samba e da identidade negra em Curitiba

Curitiba, por Kleber Patricio

Exposição ‘Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba’. Fotos: Divulgação/PUC PR.

A exposição ‘Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba’ convida o público a conhecer e refletir sobre a história do samba na capital paranaense e sua relação com a ocupação do espaço urbano, a resistência cultural e a identidade negra. A mostra acontece no Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e está aberta até dia 11 de julho com visitação gratuita. O evento reúne fotografias, recortes de jornais, adereços das escolas de samba e retratos da velha guarda. “Essa exposição é um convite para enxergar Curitiba pelo olhar de quem faz o carnaval acontecer. É sobre resistência, criatividade e a força coletiva do samba na cidade, celebrando os territórios, as escolas, os blocos e, principalmente, as pessoas que fazem o samba pulsar”, conta Gustavo Paris, curador da exposição e integrante da PUCPR Cultura.

O samba, expressão cultural nascida da mistura de ritmos, tradições e memórias da diáspora africana, encontrou em Curitiba um terreno próprio para se desenvolver. Um dos pilares da exposição é a relação entre o samba e a ferrovia, elemento simbólico que representa tanto a conexão territorial quanto às barreiras enfrentadas pelas e pelos sambistas ao longo das décadas. Um mapa colaborativo elaborado pelo Bloco Boca Negra destaca os territórios do samba na capital, enquanto uma instalação central convida os visitantes a uma roda ancestral, celebrando os mestres que construíram essa história.

A exposição também dialoga com o movimento atual dos blocos de rua, evidenciando suas aproximações com o carnaval como forma de ocupação do espaço público e de continuidade das manifestações culturais coletivas. “A história do samba e do carnaval em Curitiba é muito interessante porque conta a própria história da cidade”, conta a antropóloga Caroline Blum, consultora da exposição. “O carnaval está aqui há 80 anos e a escola de samba mais antiga da cidade, Embaixadores da Alegria, é de 1948, ou seja, temos uma trajetória histórica tão grande como outros polos, como o Rio de Janeiro”, diz Caroline.

Entre a Vila e a Cidade é um convite para conhecer e reconhecer a Curitiba do tambor, da festa, da negritude, da criatividade periférica e das comunidades que constroem sua identidade cultural. Uma Curitiba que pulsa ao ritmo do samba. A exposição é realizada pela PUCPR Cultura, com o apoio da Casa da Memória, Fundação Cultural de Curitiba, Museu Paranaense, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Paraná. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 22h, e sábados, das 9h às 13h.

Serviço: 

Exposição Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba 

Data: até 11 de julho

Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h | Sábados, das 9h às 13h

Local: Centro Cultural da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)

Entrada gratuita

Outras informações: www.instagram.com/pucpr_cultura.

(Com Aline Anile/PG1 Comunicação)