Idealizado pelas produtoras Blues Chama e Zumbido Cultural, acontece no sábado (17/05) o primeiro Festival de Blues de Campinas na Praça Durval Pattaro, das 11h às 21h, propondo um encontro cultural com apresentações, gastronomia, cerveja artesanal, vinhos, discos de vinil, feira de economia criativa, exposições e espaço para as crianças. Feito por produtores e artistas de Campinas e região. Serão 2 palcos: o principal, com 5 apresentações musicais e 1 Jam Session, e o segundo, com apresentações nos intervalos do primeiro palco, ambos com repertórios dedicados ao blues (estilo musical com origem afro-americana).
O festival abre às 11h com discotecagem blues por DJ Digão, em seguida contando com os músicos; Fernando Casanova (gaita), Silvio Martins (guitarra), Marlon Barbosa (baixo), Ramon Del Pino (baixo), Richard Dias (bateria) e André Moura (bateria) acompanhando as apresentações do palco principal, às 14h apresentação de Paulo Gazela & Douglas Eurico, grandes nomes do cenário blues da região, às 15h30 apresentação da cantora Kari Amaral, às 17h com o bluesman Joe Abujamra, às 18h30 com a cantora Bia Lourenço e finalizando com a Jam Session com convidados especiais. Entre uma apresentação e outra, no segundo palco se apresenta o one man band Geraldo Barbablue.
O festival está sendo realizado com parceria das cervejarias Blacaman, Landel, Tábuas e El Coyote, que estarão na praça com diversos sabores de cerveja artesanal. A distribuidora de vinhos Barrinhas, com diversas opções de vinhos; na gastronomia, serão 12 parceiros locais com opções de hambúrguer artesanal, comida mexicana, churrasco uruguaio, pizza artesanal, comida natural, yaksoba, espetos, frios, sucos, açaí e doces. Na feira de economia criativa, serão aproximadamente 30 expositores independentes locais com produtos autorais de arte, moda e discos de vinil e também espaço para as crianças com brinquedos infláveis e pula-pula.
Barão Geraldo concentra grande produção cultural e artística da região. São diversos artistas e projetos de música, teatro, circo, dança, artes plásticas e audiovisual produzidos no distrito e, sendo assim, é quase que inevitável não pensar o encontro das artes em um espaço democrático como a praça pública, reunindo música, gastronomia, cultura em um mesmo local, proporcionado a todos que possam se interessar uma experiência além do entretenimento.
Este evento não conta com verba de leis de incentivo ou grandes patrocínios, sendo todo realizado com apoio dos comerciantes parceiros que estarão presentes no evento. Leve sua cadeira de praia e cangas, mas deixe o cooler na praia – priorize o consumo com nossos parceiros; assim, você está apoiando diretamente a realização do evento.
O evento conta com produção e realização das produtoras Blues Chama e Zumbido Cultural, com parceria das Cervejarias Blacaman, Landel, Tábuas, El Coyote e Distribuidora de Vinhos Barrinhas e apoio da Homeworks Produções e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas da Prefeitura Municipal de Campinas.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
11h – DJ Digão – discotecagem blues
DJ Digão toca em Campinas/SP e região há 20 anos. Seu repertório é feito com discos de vinil e dedicado à música com raízes negras, como classic funk, soul, blues, rock e jazz e também alguns estilos da música brasileira. Idealizador da Mostra Jazz Campinas, mantém projetos de curadoria voltados ao jazz & soul na cidade. Teve o privilégio de tocar ao lado de artistas como Taylor McFerrin (USA), Mundo Livre S.A., Marcel Powell, Nando Reis, B. Negão, Gerson King Combo, Reginaldo 16 Ton, Ieda Cruz, Sandália de Prata, Tulipa Ruiz e Cérebro Eletrônico, entre outros. Já levou seu set brazuca para Inglaterra, Grécia e Paraguai.
14h – Paulo Gazela & Douglas Eurico
O encontro de dois dos maiores expoentes do Blues de Campinas, Paulo Gazela e Douglas Eurico, resultando em uma viagem apaixonante pelo repertório tradicional do estilo. Douglas Eurico é formado em guitarra MPB/Jazz pelo Conservatório Dramático Musical ‘Dr. Carlos de Campos’, em Tatuí-SP, já era uma figura icônica no senário rock de Campinas e resolveu mergulhar no Blues, onde já se tornou figura notória no cenário nacional, participando de importantes eventos de blues, tais como o Festival Internacional de Ilha Comprida, Campinas Fest In Blues e Blues na Montanha. O gaitista e vocalista Paulo Gazela é um dos maiores fomentadores do Blues da região de Campinas; com sua voz potente e muito carisma, surpreende o público apresentando um blues com várias facetas, derrubando a visão estereotipada do ritmo.
15h30 – Kari Amaral
Karí Amaral trabalha como preparadora vocal e cantora desde 2014, tendo formação de belting e curso livre de canto lírico pela Emesp. Já fez parte de diversos projetos nos estilos pop, jazz, blues e soul. Alguns deles são as bandas Divas do Pop de ontem e hoje PlayingDream (banda baile e casamentos), Dixxie jazz band e Sessão alternativa, além de ter atuado em montagens de teatro musical como Les Miserables e Jesus Christ Superstar. Em 2020, foi vocalista no projeto autoral na Black Eyes in the Sunshine, tendo gravado clipe e single.
17h – Joe Abujamra
Nascido em São Paulo (1995), Joe Abujamra começou sua jornada musical aos 13 anos
estudando na Companhia das Cordas. Posteriormente, aperfeiçoou sua técnica e estilo no prestigiado Musicians Institute, em Los Angeles, onde foi vice-campeão de uma competição interna. Especialista em Blues, gênero que abraçou desde os 14 anos, Joe também desenvolveu sua habilidade vocal a partir dos 17, sempre valorizando a conexão com o público e a presença de palco e inspirando-se em lendas como B.B. King e Jimi Hendrix. Ao longo de sua trajetória, fez parte de projetos como Joe & The HighwayRoots, Joe Abujamra Blues Trio e Illegal Joe, onde tocou ao lado de seu pai, André Abujamra e, mais recentemente, Joe e os Ciganos. Em 2018, apresentou-se no programa Showlivre, dividindo o palco com músicos como André Abujamra, Kuki Stolarski e Sérgio Soffiatti. Em 2024, participou do show Infinito Azul ao lado de Xis e KL Jay no Sesc Santana. Também participou de shows da banda Karnak, com apresentações nos Sescs Bom Retiro, Pinheiros e Campinas. Fez apresentações no Bourbon Street, Blue Note SP, Sesc Santana, Sesc Ipiranga e Auditório Ibirapuera, além de festivais como o Forró da Lua Cheia e Som da Tarde, e realizou shows em bares e casas de música por todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e em Los Angeles.
18h30 – Bia Lourenço
Bia Lourenço é cantora, compositora, educadora musical e mãe. Natural de Campinas-SP, onde reside atualmente, cresceu em um ambiente familiar profundamente ligado à Música Popular Brasileira. Sua trajetória musical teve início aos 10 anos, quando ingressou em um coral infantil, permanecendo no grupo até os 15 anos — fase em que decidiu se dedicar de forma mais intensa ao estudo do canto. Em 2009, formou-se em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante a graduação, integrou o grupo vocal Dó Bemol, com o qual se apresentou em teatros e festivais, e também atuou como vocalista do grupo de música latina Cubanistas, realizando shows em diversas unidades do Sesc. Em 2022, assinou a preparação vocal do elenco do musical Cats, sob a luz das estrelas, produzido pela companhia de dança Ballet Cristiana Packer. Desde 2024, Bia Lourenço tem se destacado na cena musical campineira. Atualmente, circula com o show Conselheiro do Reinado – 100 anos de Batatinha, uma homenagem ao lendário sambista baiano, com o qual participou da 3ª Virada Afrocultural de Campinas e realizou apresentação no Sesc Campinas. Paralelamente, leva aos palcos o espetáculo Soul Divas, um tributo a grandes vozes femininas do jazz, blues e soul, com apresentações em casas especializadas e na 10ª Mostra Jazz de Campinas.
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=A6Mpwe1Onrk
https://www.youtube.com/watch?v=0ePCGgKXaiE
https://www.youtube.com/watch?v=KY7TgqzjYFM.
Serviço:
Festival de Blues de Campinas
Data: Sábado, 17 de maio de 2025, das 11h00 às 21h00
Local: Praça Durval Pattaro – Barão Geraldo – Campinas/SP
Apresentações musicais: Paulo Gazela & Douglas Eurico, Kari Amaral, Joe Abujamra, Bia Lourenço e DJ Digão
Evento gratuito.
(Com Marina Franco)