
Acessibilidade e comunidade: ação coletiva entre educativos MAM e Centro de Memória Dorina Nowill para Cegos. Foto: Ana Flavia.
De 12 a 14 de maio (segunda a quarta-feira), das 9h às 16h, as equipes educativas do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Centro de Memória Dorina Nowill para Cegos realizam uma ação especial, convidando o público a refletir sobre acessibilidade, inclusão e criatividade por meio da arte. Durante três dias, obras do acervo de recursos táteis e de acessibilidade — desenvolvido nos últimos três anos com base em obras da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo — estarão expostas no auditório da Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, com entrada gratuita.
“A ação coletiva contará com materiais táteis produzidos especialmente para estimular a percepção por outros sentidos, promovendo um contato mais amplo e inclusivo com a arte”, explica Mirela Estelles, coordenadora do MAM Educativo. A iniciativa integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano tem como tema ‘O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação’.
A ação conta ainda com uma visita aberta ao público com o MAM Educativo, no dia 13 de maio, quarta-feira, das 15h às 16h, com o objetivo de ampliar repertórios e abrir espaço para troca e reflexão sobre a importância entre arte, acesso e comunidade.
Serviço:
12 a 14/5 (segunda a quarta)
Acessibilidade e comunidade: ação coletiva entre educativos MAM e Centro de Memória Dorina Nowill para Cegos
Programa de Visitação + Semana Nacional de Museus
Horário: das 9h às 16h
Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos | Rua Doutor Diogo de Faria, 558 Vila Clementino – São Paulo/SP
Visitação aberta ao público: 12 a 14 de maio (segunda a quarta) 9h às 16h
Telefone para contato: (11) 50870999 / (11) 50870955
Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos, com audiodescrição. Vagas limitadas. Inscrições via link Fundação Dorina Nowill para cegos. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
13/5 (terça)
Acessibilidade e comunidade: visita aberta ao público com MAM Educativo
Programa de Visitação + Arte e Acessibilidade + Semana Nacional de Museus
Horário: das 15h às 16h
Local: Fundação Dorina Nowill para Cegos | Rua Doutor Diogo de Faria, 558 Vila Clementino – São Paulo/SP
Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos, com audiodescrição. Vagas limitadas. Inscrições via link Fundação Dorina Nowill para cegos. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de cinco mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas. O MAM tem uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
O MAM está temporariamente fora de sua sede no Ibirapuera desde agosto de 2024 devido à reforma da marquise, realizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, e o retorno do museu ao Parque está previsto para o segundo semestre de 2025. A programação de exposições do primeiro semestre está sendo apresentada em instituições parceiras como o Centro Cultural Fiesp e o Sesc São Paulo. Acompanhe as atividades do MAM através do site (www.mam.org.br) e pelas redes sociais (@mamsaopaulo).
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes aqui no site.
(Com Ana Cationi/RPMA Comunicação)