Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Serras Gerais: o paraíso escondido do Tocantins que começa a ser descoberto

Serras Gerais, por Kleber Patricio

Com cachoeiras, cânions, trilhas e rios de águas cristalinas, região atrai cada vez mais visitantes e vem se consolidando como uma das grandes promessas do turismo de natureza no Brasil. Foto: Divulgação.

Com águas cristalinas, trilhas em meio ao cerrado, cânions com mais de 100 metros de altura e paisagens que impressionam pela diversidade, a região das Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, começa a ganhar projeção como um dos destinos mais promissores do ecoturismo no Brasil. Ainda pouco explorada pelo grande público, a região tem atraído turistas em busca de natureza, tranquilidade e novas experiências — impulsionando a economia local e revelando o potencial do estado no turismo de natureza.

O cenário é favorecido por um movimento crescente de valorização do turismo interno. Com o dólar alto e o aumento do interesse por viagens mais curtas e acessíveis, os chamados ‘turistas de proximidade’ têm impulsionado o setor no Tocantins. A combinação entre beleza natural e fácil acesso vem colocando as Serras Gerais no radar de viajantes de todo o país.

A região compreende uma extensa área que abrange os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeiras, Natividade, Paranã, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga. Os atrativos vão desde lagoas paradisíacas — como a Lagoa do Japonês e a Lagoa da Serra — a trilhas e formações rochosas, como o Cânion Encantado, os Arcos do Sol e a Cidade de Pedra. Grutas, cavernas e cachoeiras completam o roteiro. Entre elas, destacam-se as quedas d’água do Boqueirão, Catoá, Lajedo e Vereda.

Um dos pontos mais visitados é o Rio Azuis, em Aurora do Tocantins — considerado o terceiro menor rio do mundo, com apenas 147 metros de extensão. O aumento expressivo no fluxo de visitantes durante os feriados da Semana Santa e do Dia do Trabalhador levou as autoridades locais a adotarem protocolos de controle de acesso, com o objetivo de preservar os ecossistemas sensíveis e garantir a experiência sustentável dos turistas. A medida, segundo a prefeitura, foi necessária diante da ocupação total das pousadas e hospedagens ecológicas na região. “Todas as pousadas e casas de hospedagem ficaram lotadas. Superou nossas expectativas”, afirmam os empresários José Tavares Filho (Zuzinha) e Mara Regina Rezende, proprietários de uma pousada localizada a apenas 12 km do centro de Aurora.

O prefeito de Aurora do Tocantins, Edson Neiva, destaca que o turismo tem se consolidado como uma alternativa estratégica de desenvolvimento econômico. “Estamos atentos à infraestrutura urbana e à conservação das estradas de acesso aos atrativos. Para isso, contamos com apoio dos parlamentares e do Governo do Estado”, reforça.

O governador Wanderlei Barbosa reforça a importância do setor como eixo estratégico de crescimento para o estado. “Nós não temos a dimensão das belezas que temos em nosso estado. Os brasileiros precisam conhecer o Tocantins. Eu, que já andei tanto pelo estado, talvez ainda não conheça nem metade das riquezas naturais que temos”, ressalta. “Nosso patrimônio natural único, com potencial para transformar a vida de milhares de famílias por meio do turismo. Nosso papel é estruturar, preservar e dar visibilidade a essas riquezas”, acrescenta.

Turismo de proximidade

O turismo de curta distância, feito geralmente em fins de semana ou feriados, vem ganhando força em todo o país — e no Tocantins não é diferente. A malha rodoviária em boas condições facilita o acesso a destinos naturais, tornando as viagens mais sustentáveis e viáveis economicamente. Esse modelo permite que turistas descubram lugares encantadores sem sair do estado, com maior flexibilidade, economia e menor impacto ambiental.

Investimentos

Para fortalecer ainda mais o setor, o Governo do Tocantins tem apostado na interiorização do turismo, com ações do programa Turismo na Estrada. Segundo o secretário estadual de Turismo, Hercy Filho, o objetivo é estruturar e promover os destinos do interior com foco em desenvolvimento econômico. “A região das Serras Gerais é um verdadeiro paraíso, e estamos trabalhando para que cada vez mais tocantinenses e brasileiros conheçam e aproveitem esse potencial. O turismo pode ser uma ferramenta real de geração de emprego e renda para os municípios”, afirma Hercy Filho. Ele também ressalta o apoio direto do governador Wanderlei Barbosa. “Temos um gestor comprometido com o setor, que reconhece o turismo como um pilar estratégico para o desenvolvimento do estado”, finaliza.

(Fonte: Governo do Tocantins)