A CAIXA Cultural São Paulo inaugura, na terça-feira (13), a exposição ‘Antônio Poteiro – A luz inaudita do cerrado’, em homenagem ao centenário do artista. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a mostra reúne 53 obras, entre pinturas e esculturas que abrangem diferentes fases da carreira de Antônio Poteiro (1925–2010). A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 8h às 19h, até 27 de julho.
Antônio Poteiro já era um ceramista conhecido quando começou a pintar, incentivado por nomes como Siron Franco e Cléber Gouvêa. Seu trabalho logo se destacou pelo uso vibrante das cores, composições densas e temas ligados ao cotidiano brasileiro – com ênfase na religiosidade, nas festividades populares e na vida rural. Autodidata, o artista construiu uma obra autêntica e original. “As obras de Poteiro encantam as pessoas por sua capacidade de manipular diversas referências para a construção de objetos de grande potência estética e apelo filosófico”, afirma Marcus de Lontra Costa. “Popular em sua essência criativa, toda a trajetória do mestre Poteiro cria pontes entre percepções e saberes diversos. Ela retrata e reflete cenas do cotidiano. Ela cria histórias sobre fatos históricos e aproxima a arte e a religião como objetos da fé”, completa o curador.
Palestra, visitas guiadas e audiodescrição | A programação da mostra inclui uma palestra com o curador, que falará sobre a vida e a obra de Antônio Poteiro. Durante o período expositivo, também haverá visitas guiadas voltadas para crianças de escolas públicas, proporcionando uma experiência educativa e interativa com a obra do artista. Outro destaque é a disponibilidade de sistema de audiodescrição, garantindo acessibilidade a todos os públicos.
Antônio Poteiro
Nascido na aldeia de Santa Cristina da Pousa, em Braga, Portugal, Antônio Poteiro (1925–2010) veio com a família para o Brasil quando ainda era bebê. Após uma passagem por São Paulo (SP), o artista morou em Araguari (MG) e Uberlândia (MG), onde deu início à sua trajetória artística como ceramista.
Em 1940, a família de Poteiro se estabeleceu em Goiânia (GO), cidade onde o artista viveu a maior parte da vida, naturalizou-se brasileiro e consolidou sua carreira artística. Um dos nomes mais emblemáticos da cultura goiana, Poteiro deixou um legado singular nas artes visuais brasileiras.
Serviço:
[Artes Visuais] Antônio Poteiro – A luz inaudita do Cerrado
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo – SP
Abertura: 13 de maio (terça-feira), às 11h
Visitação: de 14 de maio a 27 de julho de 2025
Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: a partir de 12 anos
Informações: (11) 3321-4400 | site da CAIXA Cultural | caixaculturalsaopaulo
Acesso para pessoas com deficiência.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA)