Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

‘Nas Ondas do Rádio’ celebra Teatro de Revista com 25 artistas em cena

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Cléo Martins.

Inspirado na história de sucesso da Rádio Nacional, considerada a maior emissora brasileira na década de 1950, o autor mineiro Pádua Teixeira desenvolveu a dramaturgia de ‘Nas Ondas do Rádio’. O texto tem grande repercussão desde os anos 2000 e agora ganha uma nova montagem, dirigida por Sebastião Apolonio e Roberto Taty. A temporada gratuita envolve 20 apresentações e estreia no Teatro Cacilda Becker, com sessões entre os dias 8 e 18 de maio, de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h.

Depois, a peça segue para a Galeria Olido, com apresentações nos dias 29, 30 e 31 de maio, às 20h, e 1º de junho, às 19h. Por fim, é possível conferir o trabalho entre os dias 26 de junho e 6 de julho no Teatro Arthur Azevedo, de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h. Basta retirar o ingresso nas bilheterias de cada teatro com 1 hora de antecedência. “Como os anos 50 também representam o auge do Teatro de Revista no Brasil, achei interessante explorar essa linguagem em ‘Nas Ondas do Rádio’. Infelizmente, nos anos 70, parou de se fazer teatro desta forma, principalmente por conta dos custos. Era uma produção muito grandiosa, porque envolvia um elenco numeroso, com coristas, bailarinos, números musicais e números de comédia”, conta Apolonio.

Para reviver com maestria a experiência do Teatro de Revista, a peça conta com 25 artistas em cena, entre atores, atrizes e músicos. A maioria deles mora no Palacete dos Artistas, um prédio residencial mantido pela Cohab-SP destinado a acolher profissionais das artes aposentados que passam por dificuldades financeiras ou não possuem moradias.

Sobre a encenação

Mais do que uma grande homenagem aos anos de ouro do rádio no Brasil, o texto celebra a Atlântida Cinematográfica e os artistas de teatro dos anos 50. É possível ver referências às vedetes Virgínia Lane, Salomé Parísio e Mara Rúbia; às cantoras Emilinha Borba, Carmen Miranda e Ângela Maria; e até aos atores Oscarito e Grande Otelo. “Além dos números musicais divertidíssimos, nós encenamos as propagandas icônicas daquele período, como as da Varig, do creme Rugol e da Palmolive. É uma verdadeira viagem no tempo que com certeza vai emocionar os espectadores”, comenta Apolonio.

Ao enaltecer o passado e optar por um elenco de veteranos, Nas Ondas do Rádio agrega valor histórico e artístico a esse conjunto de atores e atrizes idosos que, embora não estejam mais inseridos no mercado de trabalho, possuem pesquisa e proposições estéticas inigualáveis. “Nos unimos para resgatar memórias e trajetórias de um tempo que era maravilhoso de se viver. O Brasil estava indo para a frente e tínhamos muita esperança. Eu era adolescente e tudo era muito bonito. Mas veio o golpe militar em 1964, o que acabou com tudo”, completa o diretor. Inclusive, essa dimensão trágica também está presente no trabalho. De acordo com Apolonio, há uma espécie de crítica social na encenação, percebida pela ironia contida no texto.

Este projeto foi contemplado pela 19ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo.

Minibios

Sebastião Apolônio é ator e diretor teatral, nascido em 1943 em Ponte Nova (MG). Atuou em mais de 200 espetáculos, com destaque no teatro infantil. Foi o primeiro morador do Palacete dos Artistas, em São Paulo, dedicado a artistas idosos.

Roberto Taty é artista brasileiro com atuação no teatro paulistano. Integrou o elenco da comédia As Mona Lisas e foi assistente de direção em Branca de Neve Não Mora Mais Aqui, ambos com textos de Wilson Coca e direção de Sebastião Apolônio. Também atua como artista independente em São Paulo.

Pádua Teixeira é dramaturgo e diretor mineiro, nascido em Ponte Nova. É autor da peça Nas Ondas do Rádio, em cartaz desde 1999, dedicada à era de ouro do rádio brasileiro. Atua com foco na cultura popular e memória afetiva nacional.

Gabi Costa

Atriz e diretora negra formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Tem como foco a pesquisa cênica que considera diversidade e inclusão. Há mais de dez anos investiga os diálogos entre dramaturgia e psicanálise participando de projetos interdisciplinares coordenados por Sergio Zlotnic na SP Escola de Teatro, entre eles, a direção do espetáculo ‘Sapathos’. É atriz e idealizadora do solo autoral ‘Cíclico’ (2023) – com direção de Mariá Guedes e Thais Dias. É diretora de ‘A Solidão do Feio’ (2024) – monólogo de Sidney Santiago Kuanza, ator indicado ao Prêmio Shell pela atuação neste espetáculo.

Sinopse | Nas Ondas do Rádio é o novo espetáculo dos moradores do Palacete dos Artistas, uma homenagem aos anos dourados da rádio no Brasil, destacando a programação da icônica Rádio Nacional e o Teatro de Revista.

FICHA TÉCNICA

Direção: Sebastião Apolonio e Roberto Taty

Dramaturgia Original: Pádua Teixeira

Dramaturgismo e Adaptações Cênicas: Gabi Costa

Direção Musical: Gilda Vandenbrande

Elenco: Anna Rodrigues Carvalho, Bernardete Vicente de Souza, Divina Valéria, Eliná Coronado, Hilton Have, João Ribeiro, Katia Estevam, Larissa Leão, Miguel Bretas, Paola Romero, Raimundo José, Robert Kennedy, Roberto Taty, Sabinna di Colluccy, Sergio Buck, Sylvia Malena, Victor Wagner, Walter Carvalho

Músicos: Artur do Cavaco, Dorival do Pandeiro e Fabinho 7 Cordas

Coreografias: André Gama

Cenografia: Nilton Araujo

Cenotécnicos: Nilton Araújo e Henrique Orquiza

Criação de Luz: Jota Michilis

Operação e Assistência de Iluminação: Claudio Brandão e Silvestre Garcia

Produção de Trilha e Efeitos Sonoros: Eduardo Gabriel Alves

Operação de Som: Eduardo Gabriel Alves e Tiago Silva

Camareira: Maria Leal

Figurino e adereços: F. E. Kokocht

Execução de Figurinos, Adereços e Máscaras: F. E. Kokocht, Tereza Dione e Olívia Valente

Assistentes na execução de Figurinos e Adereços: Rose Saturno, Lucas Gomes e Maria Ada

Produção Executiva de Figurinos e Adereços: Rose Saturno/Alcilene Evangelista

Coordenação do projeto: Miguel Bretas

Apoio Técnico: Mariana Ruiz

Fotos: Cléo Martins

Designer Gráfico: Nathalia Ernesto

Produção: Corpo Rastreado

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto.

Serviço:

Nas Ondas do Rádio

Duração: 90 minutos

Classificação: 12 anos

Teatro Cacilda Becker

Data: 8 a 18 de maio, de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h

Endereço: R. Tito, 295 – Lapa

Ingresso: Gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência

Telefone: (11) 3864-4513

Galeria Olido

Data: 29 de maio a 1º de junho, de quinta a sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h

Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo

Ingresso: Gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência

Telefone: (11) 2899-7370

Teatro Arthur Azevedo

Data: 26 de junho a 6 de julho, de quinta a sábado, às 20h30, e, no domingo, às 19h

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

Ingresso: Gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência

Telefone: (11) 2604-5558.

(Com Daniele Valério Canal Aberto Assessoria de Imprensa)