Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Iniciativa usa teatro e experiências lúdicas para ensinar sustentabilidade em escolas públicas

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Com passagem por Indaiatuba, projeto cultural tem ações práticas com alunos e professores. Fotos: Divulgação.

De 6 a 9 de maio, o projeto Conhecendo os ODS desembarca em Indaiatuba (SP), após percorrer dezenas de cidades brasileiras, para engajar alunos e professores da rede pública em ações práticas e artísticas em prol da sustentabilidade. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Oliveira Produções via Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa usa o teatro como ferramenta principal para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, aliando, arte, aprendizado e criatividade. A ação tem patrocínio da Aksell Química.

A programação inclui um espetáculo teatral montado pelos alunos, oficinas de teatro e um circuito de atividades que permite aos participantes percorrerem diversos temas socioculturais e ambientais. Ao todo, 1,5 mil estudantes serão impactados. Para os organizadores, o teatro não só amplia a conscientização sobre questões como meio ambiente e diversidade cultural, mas também fortalece habilidades sociais.

“O teatro é uma linguagem poderosa para estimular reflexões críticas e a socialização. Ao criar juntos, os alunos exercitam o trabalho em grupo, a troca de ideias e descobrem novas formas de expressão”, destaca Luiz Felipe Deffune de Oliveira, diretor da Oliveira Produções. Além das apresentações, professores participam da palestra virtual ‘Como a arte pode ser ensinada nas escolas’, a fim de  integrar o uso das ferramentas artísticas ao cotidiano escolar, reforçando o papel da arte na transformação de comunidades.

Circuito educativo combina reciclagem, jogos e realidade virtual em jornada pela sustentabilidade

O projeto, que ocupa a quadra das escolas, inicia com uma palestra introdutória que utiliza recursos multimídia para apresentar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exemplificando como ações cotidianas impactam a sustentabilidade global. Em seguida, na Oficina Ressignificar, os participantes aprendem a transformar materiais recicláveis em objetos úteis, como jogos e brinquedos. A próxima etapa engloba três atividades simultâneas: um jogo de tabuleiro humano sobre os ODS, onde as crianças avançam como ‘pinos’ enquanto aprendem; uma exposição colaborativa que forma um quadro feito com tampinhas recicladas e um circuito de bem-estar com competições físicas lúdicas para promover trabalho em equipe. Na sequência, a imersão na vida marinha simula o fundo do mar, ensinando sobre biodiversidade e pesca sustentável, complementada por uma experiência de realidade virtual com óculos 3D que exibe ecossistemas marinhos. Por fim, outra atividade prática demonstra, através de experimentos visuais, como o desmatamento e a erosão impactam o solo, ilustrando a relação entre preservação ambiental e equilíbrio ecológico.

“Acreditamos que despertar a consciência sustentável desde a infância é uma semente poderosa para o futuro. Quando unimos aprendizado e brincadeira, criamos experiências marcantes capazes de incentivar as crianças a se responsabilizarem pelo planeta. Mais do que nunca, é essencial que a sociedade civil assuma seu papel na construção de um mundo mais justo e sustentável — e isso começa com a educação e o engajamento das novas gerações”, afirma Márcia Regina Luiz, coordenadora de RH da Aksell.

Projeto impulsiona os ODS da ONU

Os ODS, estabelecidos pela ONU em 2015, são 17 metas globais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e promover prosperidade até 2030. O projeto Conhecendo os ODS relaciona-se a cinco desses objetivos por meio de teatro, oficinas e atividades interativas. Ele impulsiona o ODS 4 (Educação de Qualidade) ao integrar arte e aprendizado, promove o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) com atividades lúdicas, reforça o ODS 11 (Cidades Sustentáveis) ao estimular o uso cultural dos espaços escolares, trabalha o ODS 12 (Consumo Responsável) com reciclagem e jogos e conscientiza sobre o ODS 14 (Vida na Água) com realidade virtual. A iniciativa mostra como a cultura pode impulsionar ações alinhadas aos ODS.

Em suas atividades, o projeto promove a inclusão em todas as etapas, oferecendo intérpretes de Libras, audiodescrição em palestras em vídeo e monitores capacitados para assistência personalizada. O espaço é adaptado com rampas, corrimãos, piso tátil e sinalização, garantindo um acesso seguro e inclusivo.

Cronograma | Indaiatuba – SP

6/5 – EMEB Maria Cecília Ifanger

7/5 – EMEB João Marinho Filho

8/5 – EMEB Yolanda Steffen

9/5 – EMEB Leonel José Vitorino Ribeiro.

(Com Angelo Miguel Oliveira Lima/Bacuri Comunicação)