Incluído no ZESCAR, lista dos melhores do ano elaborada pelo renomado crítico teatral José Cetra Filho, na categoria de Melhor Direção e indicado ao Prêmio Arcanjo na categoria de Teatro Contemporâneo, o espetáculo imersivo e itinerante ‘Traição’, do Núcleo Teatro de Imersão, continua sua circulação pela cidade de São Paulo.
A história se passa entre 1968 e 1959 e acompanha um triângulo amoroso entre Érica, seu marido Roberto e Jeremias, melhor amigo de Roberto, todos moradores do mesmo edifício.
Nesta montagem imersiva e itinerante, adaptada da obra prima de Harold Pinter e dirigida por Adriana Câmara, os espectadores são levados a circular entre os apartamentos dos personagens, sem separação entre palco e plateia e cercados pelo cenário, pelos personagens, pelos sons e até mesmo pelos aromas da cena. A proposta tem o objetivo de fazer com que os espectadores se sintam como voyeurs, invadindo momentos privados vividos pelos personagens, e experimentando a história de maneira íntima, como testemunhas de cada pequeno erro, cada descoberta, cada conflito dos personagens.
A narrativa fragmentada e não linear, contada de trás para a frente, começando dois anos após o final do caso amoroso e retrocedendo no tempo até o dia em que o romance começou, segue as pistas deixadas pelos personagens envolvidos na traição, desafiando os espectadores a montar as peças da trama enquanto percorrem os diferentes ambientes, desvendando, ao longo de nove anos, uma história repleta de enganos, em que todos os personagens traem uns aos outros e são traídos uns pelos outros.
No elenco, estão Glau Gurgel, interpretando o amante Jeremias, e Carlos Rahal, como o marido Roberto, melhor amigo de Jeremias. Adriana Câmara interpreta a esposa Érica.
Enquanto a primeira temporada do espetáculo “Traição”, em cartaz em 2024, fazia o público circular por diversos apartamentos em andares diferentes de um hotel icônico no Largo do Arouche, essa nova versão, criada para permitir a itinerância do espetáculo pelos diversos espaços culturais da cidade, divide uma área ampla em quatro ambientes, cenografados em detalhes como as residências dos personagens da década de 1960, e leva o público para dentro de cada um desses quatro espaços para acompanhar o desenrolar da trama.
O espetáculo Traição terá quatro apresentações em maio. Serão duas apresentações na Zona Leste, no CEU Parque do Carmo, no sábado 3 de maio, às 14h e às 17:30h. E mais duas apresentações na região Central, no Galpão do Centro Cultural Vila Itororó, no domingo 18 de maio, às 15h e às 19h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos na recepção dos espaços uma hora antes da sessão. Essas apresentações têm realização pela Prefeitura da Cidade de São Paulo via Secretaria Municipal de Cultura.
Ficha Técnica (2025):
Personagem/Elenco:
Érica: Adriana Câmara;
Roberto: Carlos Rahal;
Jeremias: Glau Gurgel.
Texto original: Harold Pinter.
Adaptação do texto: Adriana Câmara.
Direção: Adriana Câmara.
Cenário e cenotecnia: Hernani Rocha.
Figurino: Adriana Câmara.
Direção musical: Glau Gurgel.
Assistência de direção e de público: Amanda Policarpo.
Confecção do figurino: Liduína Paz (Ateliê Paz).
Sonoplastia: Adriana Câmara.
Operação de som: Amanda Policarpo.
Assistência de cenotecnia: Amanda Policarpo e Adriana Câmara.
Assistência de camarim: Letícia Alves.
Contrarregras: Gizelle Menon, Hernani Rocha e Amanda Policarpo.
Programação visual e fotos de divulgação: Hernani Rocha.
Realização: Núcleo Teatro de Imersão.
Produção: Adriana Câmara e Menina dos Olhos do Brasil.
Sobre o Núcleo Teatro de Imersão
O Núcleo Teatro de Imersão é um grupo teatral de São Paulo, SP, que realiza espetáculos de teatro imersivo em locais alternativos, específicos para a trama a ser contada. A companhia propõe novas relações entre ator e espectador, ao inserir o público no espaço da representação, em meio à cena representada, e ao fazê-lo circular pelo espaço ficcional, sem separação entre palco e plateia e cercado pelos personagens, pelo cenário, pelas sonoridades e aromas da cena. Priorizando boas histórias, com enredos bem construídos, cativantes e sensíveis, o objetivo do Núcleo Teatro de Imersão é fazer com que o espectador se envolva com os personagens e se emocione com as ações, fatos e conflitos apresentados como se estivesse testemunhando eventos reais, e não uma encenação. O grupo foi fundado em 2014 e, desde sua estreia, em 2017, esteve em cartaz todos os anos, tendo realizado temporadas de quatro espetáculos imersivos: Tio Ivan (adaptação para O Tio Vania, de Anton Tchekhov), em cartaz em 2017, 2018 e 2019 e ganhador do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Grupo pelo júri popular; As Palavras da Nossa Casa (livremente inspirado em textos de Ingmar Bergman), em cartaz em 2020, 2021 e 2022; Personagens em Busca de um Autor (adaptação para Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello), em cartaz em 2023 e 2024, e Traição (adaptação do texto de Harold Pinter), em cartaz em 2024, elencado no ZESCAR, a lista dos melhores do ano do renomado crítico teatral José Cetra Filho, na categoria de Melhor Direção, e indicado ao Prêmio Arcanjo na categoria de Teatro Contemporâneo.
Serviço:
Espetáculo Traição, com Núcleo Teatro de Imersão
Locais, Datas e Horários:
CEU Parque do Carmo
(R. Gaspar da Silva, 240 – Jardim Nossa Sra. do Carmo, São Paulo – SP)
Data: Sábado, 3 de maio de 2025.
Horários: duas sessões, uma às 14h e outra às 17:30h.
Centro Cultural Vila Itororó (Galpão)
(Rua Pedroso, 238, Bela Vista, São Paulo – SP)
Data: Domingo, 18 de maio de 2025.
Horários: duas sessões, uma às 15h e outra às 19h.
Duração: 120 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos.
Ingressos: Gratuitos – começam a ser distribuídos 1 hora antes da sessão.
Site: https://www.nucleoteatrodeimersao.com.br/
Redes Sociais: @nucleoteatrodeimersao
Sinopse | Nos anos 1960, um triângulo amoroso se desenvolve entre Érica, seu marido Roberto e Jeremias, melhor amigo de Roberto, todos moradores do mesmo condomínio. Nesta montagem imersiva e itinerante, o público é levado a circular entre os apartamentos dos personagens para desvendar os seus segredos, pelo período de 9 anos.
(Fonte: Núcleo de Teatro de Imersão)