O termo ‘identitarismo’ é amplamente inserido na atualidade, por via de mão dupla: aqueles que o usam por um lugar legítimo de fala; outros que o combatem, dos diferentes espectros políticos, tanto por ‘conservadores’, quanto por setores ‘progressistas’. O autor Douglas Barros propõe uma interpretação desse fenômeno. No próximo dia 11, sexta-feira, das 19h às 21h, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo recebe a palestra ‘O que é identitarismo?’, título do livro lançado em 2024 pela editora Boitempo, com inscrições abertas de forma gratuita.
A ideia da palestra é trazer à tona questões sobre identidade no campo do simbólico e no campo da ação dos indivíduos. Para além desses aspectos, o autor reflete sobre o identitarismo no confronto com o capitalismo tardio, nas suas características de fragmentação do trabalho, de instrumentalização e da mercantilização de si. Douglas Barros busca debater a transformação que o sistema obriga as pessoas desenvolverem identidades fragmentadas.
O Centro de Pesquisa e Formação (CPF) é um espaço do Sesc-SP que articula produção, formação e difusão de conhecimentos, por meio de cursos, palestras, encontros, estudos, pesquisas e publicações nas áreas de educação, esporte, cultura e artes.
Sinopse do livro
Na última década, um termo tem se proliferado de maneira espantosa no discurso político. Moralmente carregado e lançado a torto e a direito em disputas de internet, mesas de bar, espaços acadêmicos e palanques políticos. Mas, afinal, o que é identitarismo? Neste livro, o psicanalista Douglas Barros propõe uma interpretação original do fenômeno. Para ele, o termo nomeia sobretudo uma forma de gestão da vida social contemporânea que engole esquerda e direita.
Sobre autor
Douglas Barros é psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano e professor do Instituto D’alma de formação e extensão em psicanálise. Doutor em ética e filosofia política pela Unifesp, é professor filiado ao Laboratório de Experiências Coloniais Comparadas da UFF e integrante do ÍMPAR – Laboratório de Estudos Críticos da Família da USP. Publicou, entre outros livros, Lugar de negro, lugar de branco? (Hedra), Hegel e o sentido do político (LavraPalavra) e Guy Debord: antimanual de leitura (sobinfluencia).
Serviço:
O que é identitarismo?, com Douglas Barros
Dia 11 de abril | sexta-feira, das 19h às 21h
Inscrições: sescsp.org.br/cpf
Vagas limitadas
Grátis
18 anos
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Horário: De terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, das 10 às 18h30
Tel: 3254-5600
Transporte gratuito para os participantes das atividades, do CPF Sesc à estação metrô Trianon-Masp, de terça a sexta às 21h20, 21h35, 21h50 e 22h05.
(Com José Lima/Assessoria de Imprensa CPF)