Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Orquestra de Câmara da ECA/USP apresenta obras de Ingeborg von Bronsart e de Ludwig van Beethoven no MCB

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/OCAM.

O Museu da Casa Brasileira recebe no dia 26 de março, domingo, a partir das 11h, a Orquestra de Câmara da ECA/USP para um concerto especial com regência do maestro André Bachur. A apresentação conta com obras da compositora finlandesa-alemã Ingeborg von Bronsart e do compositor alemão Ludwig van Beethoven. O concerto no Museu ainda recebe como solista Estevão Medeiros Gomes, 1º lugar do II Concurso de Piano Gilberto Tinetti, uma parceria da OCAM com o Laboratório de Piano da USP e do Departamento de Música da ECA/USP.

A OCAM, como também é conhecida, é um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, referência no âmbito das orquestras profissionalizantes do país, caracterizando-se por sua marcante qualidade de performance musical, pela abrangência de sua programação e pela concepção arrojada com que desenvolve sua proposta artística.

Sobre a OCAM

Criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, é integrada por alunos do Departamento de Música da USP e dos cursos de extensão universitária. É dirigida pelo Maestro Gil Jardim desde 2001. Apresentando-se em teatros de prestígio e festivais durante suas temporadas, a OCAM tem sempre convidados de renome como Leo Brouwer (Cuba), Tim Fain (EUA), Evgenia Popova (Bulgária), Duo Assad (Brasil/EUA), Lenine e Gilberto Gil, entre outros. Tem dois CDs lançados: “Sonssobretons – Criações Musicais sobre Ideias Visuais” (Tratore/2019), com obras de compositores contemporâneos brasileiros como Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé e “Segredos de Vera Cruz – Música Popular Brasileira para Gaita e Orquestra” (Tratore/2019), com o gaitista Gianluca Littera. A OCAM é patrocinada pelo Projeto Santander Universidades desde 2001.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Serviço:

OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP

Data: 26 de março, domingo, às 11h

Entrada gratuita até às 11h

Local: terraço do Solar Fábio Prado – Museu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo (SP)

Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

(Fonte: Museu da Casa Brasileira)