Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Unidades de Saúde de Indaiatuba prosseguem vacinação contra febre amarela

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito: Eliandro Figueira.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa que a vacinação contra a febre amarela continua nas Unidades de Saúde da cidade para as pessoas que não possuem nenhuma dose comprovada em carteirinha. O público-alvo para a vacina são pessoas de nove meses a 59 anos de idade. Para pessoas que viajam para áreas onde a vacina é recomendada, a orientação é tomar a dose pelo menos 10 dias antes da viagem. Atualmente, fazem parte da área de recomendação todos os estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, além do Maranhão, alguns municípios da Bahia, Piauí e Alagoas.

Para tomar a vacina, basta comparecer na sala de vacinação de qualquer Unidade de Saúde de acordo com o horário de atendimento de cada local. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente a todos os estados. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada por estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.

O Ministério da Saúde reforça a recomendação, pois atualmente, há registro de circulação do vírus no Sudeste e a vacinação está abaixo dos 95%, que é a meta estipulada. Em Indaiatuba, a cobertura está em torno de 80%.

Certificado Internacional de Vacinação

A partir de agora ficou mais fácil o cidadão obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite totalmente digital no prazo de até 5 dias úteis. A digitalização foi feita em parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, que estimam uma redução de custos de cerca de R$120 milhões/ano para o Estado e para o cidadão.

O Brasil é o primeiro país a ofertar a emissão online do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia de forma gratuita e descentralizada. O documento, que comprova a situação vacinal de cada cidadão, é exigido por mais de 100 países atualmente, em especial pela vacinação contra a febre amarela.

A partir de agora, o cidadão pode imprimir o cartão de qualquer lugar do mundo e assinar no local indicado, sem necessidade de se descolar a um ponto de atendimento da Anvisa. O serviço já está disponível no portal https://www.servicos.gov.br/. Para quem deseja fazer pessoalmente em Indaiatuba, somente o Hospital Dia emite o Certificado Internacional de Vacinação.