Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Primavera exige atenção com fígado e vesícula biliar

Saúde, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

De acordo com a medicina chinesa, que tem como um de seus principais pilares a acupuntura, cada elemento, como água, madeira, fogo, terra e metal, está diretamente ligado aos órgãos do corpo humano. Cada um deles se relaciona a cores, sabores, emoções, clima e estações do ano. Na primavera, o elemento correspondente é a madeira, tendo como órgãos principais o fígado e a vesícula biliar, que exigem maior cuidado por parte das pessoas. Estes dois órgãos tendem a ser mais suscetíveis ao desequilíbrio, acarretando diversos problemas no dia a dia e na própria saúde.

Segundo a acupunturista Sabrina Morelli Camilo, do Instituto Camilo, os órgãos do elemento madeira (fígado e vesícula biliar) pedem maior atenção nesta estação do ano. A harmonia dos dois órgãos, explica Sabrina, é fundamental para aflorar a criatividade e a energia das pessoas, beneficiando as ações, o planejamento e a colocação em prática de novos projetos. “A principal função do elemento madeira dentro da medicina chinesa é permitir que nossa energia vital, que chamamos de QI, flua de maneira harmônica. É um elemento muito importante para o nosso equilíbrio interno, para nosso centramento”, diz ela, lembrando que a madeira está relacionada com a coragem para tomar atitudes, tomadas de decisão e de dar o primeiro passo do que tem que ser feito.

Por outro lado, Sabrina enumera os pontos negativos que a desarmonia de nosso fígado e vesícula biliar pode provocar em nosso dia a dia e saúde. “O perfeccionismo, do querer a ordem tende a ir para o lado do autoritarismo e da rigidez”. Segundo ela, o desequilíbrio ainda pode vir a gerar frustrações na pessoa, deixá-la mais irritadiça, mais raivosa, negativa, com raiva, tonturas, dores de cabeça, problemas digestivos, problemas de tendinites e dores em geral e zumbidos no ouvido, dentre outras alterações.

Para quem deseja se harmonizar e obter o equilíbrio na primavera, a sugestão dada por Sabrina é que as pessoas abusem da cor verde nas roupas e vestimentas, decoração, na alimentação. “É importante também fazer muitas respirações profundas e, o principal, que estejamos dormindo entre 23h e 3h da manhã, uma vez que o elemento madeira precisa do sono para reparar as energias. Estando em equilíbrio, a gente pode desfrutar da estação com potencialidade e harmonia interna e chegar ao verão com muita saúde”.

Serviço:

Instituto Camilo: Av. Andrade Neves, 2412 – Jardim Chapadão, Campinas/SP.