Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura prorroga coleta de dados do Censo da Comunidade Surda

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Mark Paton/Unsplash.

A Prefeitura de Indaiatuba prorrogou o Censo da Comunidade Surda até 7 de junho de 2024. A coleta tinha previsão de encerrar em janeiro, data em que completou três meses, mas foi alterada para que mais pessoas possam responder ao questionário de modo a obter precisão de dados no município.

“Buscamos colher o máximo de informações para que possamos atuar de forma efetiva onde hoje ainda não conseguimos por falta de detalhamento. Com os dados do portal Observatório da Pessoa com Deficiência foi possível dimensionar a quantidade de pessoas em Indaiatuba; porém, com o Censo da Comunidade Surda visamos ter um detalhamento maior e, por isso, precisamos que as pessoas respondam. Com a ampliação de prazo podemos garantir que mais pessoas respondam e visar políticas públicas assertivas”, pontua a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani.

A pesquisa, além de contabilizar quantos surdos residem em Indaiatuba, visa obter informações como o grau de escolaridade e área de atuação profissional. Já na área da saúde, coletará os dados do estado geral de saúde com informações complementares de forma a entender se os entrevistados possuem algum convênio ou utilizam os serviços do SUS.

Sobre o Censo da Comunidade Surda | O Censo está disponível por meio no Google Forms. Ao entrar, o visitante é direcionado a uma página explicativa do Censo e com o item para clicar aceitando a participação na pesquisa. Em seguida, abre-se a página com 20 perguntas, dentre as quais estão a requisição de nome, data de nascimento e sexo; se possui a comunicação em libras; bairro em que reside; número de celular; grau de escolaridade e local de trabalho, dentre outras questões. Após a última pergunta, o entrevistado deve apertar o botão Enviar para que as respostas sejam concluídas. O Censo é apenas destinado para a comunidade surda, considerando os diferentes níveis e graus de perda auditiva.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba – Foto: Mark Paton/Unsplash)