Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Piá fica em sexto na prova ciclística 9 de Julho

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito: Divulgação.

Na manhã de domingo (9), os atletas Armando Camargo Filho ‘Piá’ e Endrigo da Rosa Pereira, da equipe de ciclismo da Secretaria Municipal de Esportes/ADI, ficaram em 6º e 9º lugares, respectivamente, na 71ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, na categoria Elite. Completaram a prova por Indaiatuba os atletas Robson Ribeiro Dias, em 16º e Adriano Sanches Groff, em 24º. O vencedor da prova foi Caio Godoy Ormonese, da equipe Soul Brasil Pro Cycling/São José dos Campos. O ciclista fez uma prova impecável e cruzou a linha de chegada com oito segundos de vantagem sobre os concorrentes, com um tempo de 2h32min16.

Uma das atrações do ciclismo nacional, a Prova 9 de Julho costuma reunir as principais equipes do país. De volta às ruas e avenidas paulistas desde 2015, a competição tem como marca boas disputas e definição apenas na última volta, geralmente no sprint. Neste ano, a briga no masculino foi interessante, com algumas fugas, obrigando o pelotão a se esforçar para buscar.

De acordo com Piá, a prova de 113,5 km, exigiu muito esforço da equipe local. “A estratégia era ficar na frente no pelotão, neutralizando qualquer iniciativa de fuga. No decorrer da prova, aconteceram várias escapadas e faltando três voltas, saiu uma fuga e nessa estávamos eu e um companheiro meu de equipe, Endrigo. E na última volta eu ataquei; faltando em torno de 7 km, consegui chegar entre os primeiros”, contou. “Mas a prova foi bem difícil, muito rápida, plana, andamos muito. Não vi a média, mas deve estar em torno de 48 km/h. Senti que poderia ter conseguido o pódio, mas acabei cometendo um erro no final e acabei ficando em sexto”, explicou Piá.

Semana que vem a equipe irá disputar os Jogos Regionais, em Americana, que acontecem de 11 a 21 de julho. “Logo depois, vamos competir na Volta de Guarulhos, principal prova de estrada do país”, comentou. A Volta Ciclística Internacional de Guarulhos acontece de 19 a 23 de julho. Ainda conforme ele, no dia 20 de agosto, acontece o Campeonato Nacional de Estrada e, em setembro, a equipe irá disputar o Campeonato Brasileiro de Pista, no Rio de Janeiro, com data a definir. “Nessa competição, contaremos com o Gideoni Monteiro, que está em um período de trabalhos no Centro Mundial de Ciclismo, em Aigle, na Suíça”, comentou. Na Europa desde o dia 26 de junho, Gideoni disputou esta semana, também no Velho Continente, a Giorne Delle Rose 2017, em Fiorenzuola, na Itália, que iniciou quinta-feira (6) e termina na terça-feira (11).

Elite Masculino – 113,5 km

1) Caio Godoy Ormenese (Soul Brasil Procycling/São José dos Campos), 2h32min16seg

2) Joel Cândido Prado Júnior (Memorial Santos Fupes), 2h32min24seg

3) Rodrigo Araújo de Melo (São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto), 2h32min24seg

4) Roberto Pinheiro da Silva (Soul Brasil Procycling/São José dos Campos), 2h32min24seg

5) Sidnei Fernandes (Team Audax/SBC/Caixa), 2h32min24seg

6) Armando Camargo Filho (Secretaria de Esportes/ADI/Indaiatuba), 2h32min24seg

9) Endrigo da Rosa Pereira (Secretaria de Esportes/ADI/Indaiatuba), 2h32min25seg

16) Robson Ribeiro Dias (Secretaria de Esportes/ADI/Indaiatuba), 2h32min27seg

24) Adriano Sanches Groff (Secretaria de Esportes/ADI/Indaiatuba), 2h32min31seg.