Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Pesquisa inédita revela como os brasileiros percebem a diversidade e representatividade no país

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: Pixabay.

Uma pesquisa inédita realizada com mais de mil brasileiros de todas as regiões do país, revela que 63,5% dos brasileiros acreditam que a diversidade está bem representada nas artes e no entretenimento. A proporção das pessoas que disseram que a diversidade está “completamente representada” nesses segmentos alcança 18,9% e, para 13,3%, a diversidade “raramente está representada” nas artes e no entretenimento.

O levantamento sobre representatividade contou com respostas de 1.086 pessoas durante o mês de março e abril de 2024 e foi promovido pela empresa Anjuss.

Representatividade na mídia

Embora as pesquisas sobre representatividade no Brasil sejam escassas, uma referência no setor é a 11ª onda do levantamento ‘Representa’ (antes intitulado TODXS), desenvolvido pela Aliança sem Estereótipos, plataforma liderada pela ONU Mulher (entidade das Nações Unidas voltada à igualdade de gênero).

Com dados coletados em 2022, o estudo analisou 5.338 inserções de TV de 247 anunciantes, 440 filmes únicos e 2.064 posts de 190 empresas nas redes sociais, no total de 36 mercados.

De acordo com a pesquisa, há quatro vezes mais mulheres brancas do que negras sendo representadas nos comerciais de TV. Nas redes sociais, a mesma realidade se reflete: entre os homens, os brancos são 74% – os negros, 21%, enquanto outras etnias chegam a 5%.

Apenas 1,2% das peças analisadas no levantamento tiveram a presença de pessoas com deficiência. Das 247 marcas analisadas, somente 19 têm pessoas maduras como protagonistas. Não há mulheres negras representadas nessa faixa etária.

Em relação ao público LGBTQIAP+, edições anteriores da pesquisa já traziam marcadores baixos de representatividade (sempre abaixo de 2%), mas essa é a segunda onda consecutiva sem nenhuma representação do grupo, segundo os organizadores.

Lançamento

A representatividade e a inclusão consistem em temas relevantes para várias marcas do mundo da moda. Nesse contexto, a Anjuss está lançando a coleção Anjuss Represent, um convite para celebrar a representatividade, a diversidade e a pluralidade com o objetivo de promover uma sociedade mais empática e igualitária.

O Drop Anjuss Represent reforça a importância da representatividade na vida ao estabelecer conexões e incentivar o autoconhecimento. Segundo a empresa, por meio da representatividade, é possível explorar aspectos da identidade que permanecem muitas vezes adormecidos ou desconhecidos, de modo a expandir os horizontes e buscar conhecimento sobre realidades diferentes. Com isso, a representatividade tem como resultado o aprendizado e o crescimento, atuando como um guia na jornada de autoconhecimento. Ela empodera as pessoas ao inspirar ações concretas e construir um mundo mais inclusivo e diversificado.

(Fonte: Apex Conteúdo Estratégico)