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[Palestra] Afetividade e Planejamento no Ensino

Campinas, por Kleber Patricio

O Grupo do Afeto da Faculdade de Educação da Unicamp, criado pelo Prof. Sérgio Leite ao final dos anos 90 e vinculado ao grupo ALLE/AULA, é composto por graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que se reúnem periodicamente em torno de discussões sobre a atuação docente. No início, os trabalhos e pesquisas dedicavam-se com especial interesse à questão da Alfabetização e do Letramento; porém, novas demandas de interesse surgiram com o intuito de compreender a constituição do leitor autônomo e as relações desenvolvidas com as práticas sociais de leitura, o que demandou novas reflexões teóricas e metodológicas.

Na busca por investigar os movimentos de aproximação ou afastamento das pessoas com relação às práticas de leitura, o Grupo passou a abordar a questão da dimensão afetiva no processo de constituição do sujeito, que se constituiu como um dos objetos de estudo. Atualmente, empenha-se em estudar os impactos afetivos que se estabelecem entre o sujeito/aluno e o objeto/conteúdos escolares a partir da mediação pedagógica do professor, demonstrando que o processo ensino-aprendizagem vai além da dimensão cognitiva. Nesta perspectiva, a mediação ocupa um papel de destaque no trabalho desenvolvido pelo Grupo, que tem como base teórica as ideias de autores como Espinosa, Vigotski e Wallon. Compreende que o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula envolve inevitavelmente a dimensão afetiva e, por meio de sua produção, dá destaque a esta dimensão que, até meados do século passado, era vista como o lado sombrio e inacessível do ser humano. Os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo fundamentam-se na abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos mais utilizados são observação, entrevista e autoscopia.

Ao longo dos anos, muitas pesquisas foram desenvolvidas no âmbito do Grupo do Afeto que possibilitaram identificar as características do Professor Inesquecível, aquele docente que, por meio de sua prática, promove condições para que os estudantes apropriem-se do conhecimento e desenvolvam, simultaneamente, uma relação afetiva de aproximação com o mesmo. Além disso, promoveu reflexões acerca das decisões pedagógicas assumidas por tais docentes, identificando os impactos afetivos na relação desenvolvida entre sujeito e objeto de conhecimento.

O processo de ensino-aprendizagem envolve as dimensões cognitiva e afetiva, coerente com a concepção monista de ser humano, assumida pelo Grupo. As pesquisas buscam compreender a importância da dimensão afetiva presente em cada decisão assumida pelo professor e como afeta os estudantes. Com a intenção de discutir mais sobre o tema e divulgar os resultados das pesquisas que o Grupo do Afeto vem realizando, foi lançado, em 2023, o quarto livro intitulado “Afetividade e planejamento do ensino”, uma produção que reúne as mais recentes pesquisas sobre o tema produzidas pelo Grupo. Esta produção tem o objetivo de divulgar para os professores dos diversos níveis de ensino os resultados das pesquisas realizadas com o intuito de contribuir com o trabalho pedagógico em sala de aula, enfocando, de forma especial, a importância do planejamento de ensino.

(Fonte: Prof. Dr. Adriano Caetano Rolindo)