Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

OSC de Indaiatuba alerta sobre o aumento de doenças renais crônicas na infância e adolescência

Indaiatuba, por Kleber Patricio

CartazNo próximo sábado, dia 12 de março, a OSC Gabriel inicia no Polo Shopping Indaiatuba a campanha A Prevenção da Doença Renal começa na infância.

As Doenças Renais Crônicas (DRCs) representam uma séria preocupação médica e de saúde pública em todo mundo. A falta de políticas públicas adequadas e hábitos inadequados da maioria dos indivíduos contribuem para o aumento espantoso desses números. A Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, tem se mostrado preocupada com a incidência dessas doenças na infância.  Estudo realizado no Estado de São Paulo aponta que a incidência de DRC na infância é de 23,4 casos por milhão de população em idade compatível. No entanto, conforme observação dos próprios autores do estudo, esses valores devem estar subestimados, tanto por evidência da coleta de dados, quanto pelo fato de serem muito menores do que os obtidos em outras regiões do mundo, como nos EUA (prevalência de 85 casos pmpic), na Europa (65 casos pmpic) ou na Nova Zelândia e Austrália (50 casos pmpic). (fonte: www.sbp.com.br)

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta ainda que diagnóstico tardio é a principal causa de comprometimento da função renal na infância. Se o diagnóstico é feito precocemente acompanhado de encaminhamento ao especialista, aumentam as chances de evitar medidas extremas, como a hemodiálise e o transplante de rim. Quando isso não acontece, aumentam as chances dessas crianças desenvolverem doenças associadas, como as de coração, por exemplo.

Grande parte das doenças renais na infância tem origem congênita, como as malformações de rins e vias urinárias e podem ser detectadas ainda durante a gestação. Outro diagnóstico frequente na infância é a infecção urinária, causa de 7% das febres nas crianças menores de 2 anos de idade.

O fator nutricional também deve ser observado. A alta ingestão de gorduras, sódio e açúcar pelas crianças também representam perigo real. Portanto, os pais devem ficar atentos aos sinais e que podem indicar a evolução da doença, como: inchaço no corpo, infecções urinárias recorrentes, atraso no crescimento e desenvolvimento, vômitos frequentes, problemas ósseos, anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial que podem ter ligação direta com o problema.

Por isso, a OSC Gabriel preparou uma série de atividades e ações voltadas ao público infanto-juvenil, como folhetos explicativos e vídeo sobre consumo exagerado de alimentos considerados ricos em sódio, açúcar e gordura. Haverá ainda distribuição de balões alusivos à campanha na ação programada para o Polo Shopping Indaiatuba e será oferecido aos visitantes aferição de pressão e teste de glicemia realizados pela Drogasil. O evento contará com a presença de membros do Rotakids Club de Indaiatuba, o clube de crianças do Rotary Club de Indaiatuba.

São parceiros da ação o Polo Shopping de Indaiatuba, Unimed Campinas, Drogasil, Grupo de Palhaços Gandaiá.