Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ministro da Educação virá a Indaiatuba para aula inaugural do Mediotec

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Arquivo RIC|PMI.

Crédito da foto: Arquivo RIC|PMI.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), receberá na segunda-feira (20), no auditório da FIEC I (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), às 15h, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, onde será realizada a Aula Inaugural para 160 alunos que cursam o 3º ano do ensino médio e ingressam na FIEC por meio do Mediotec para os cursos técnicos em Cozinha, Logística, Segurança do Trabalho e Design de Interiores. O ministro fará um pronunciamento prestigiando as primeiras turmas do Mediotec do país.

A FIEC conseguiu aprovar 960 vagas para o Mediotec e dispõe de 16 opções de cursos técnicos ofertados gratuitamente, para alunos da rede pública, sempre com finalidade de suprir a demanda do mercado de trabalho de Indaiatuba e região por mão de obra capacitada.

Os cursos são: Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Imobilizações ortopédicas, Nutrição, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Química, Administração, Logística, Cozinha, Informática SI, Informática NET e Edificações.

Também estarão presentes o superintendente da FIEC, João Neto, a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Neves Braga Nascimento, o diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, Geraldo Andrade de Oliveira, a coordenadora geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas, Francismara Alves de Oliveira Lima, o deputado estadual Rogério Nogueira, o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury Neto, prefeitos, secretários municipais, vereadores e empresários da região.

O MedioTec dá prioridade à oferta de cursos técnicos em concomitância ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas. Ela foi anunciada pelo presidente da República, Michel Temer e pelo ministro Mendonça Filho em 20 de dezembro. A ideia é que os estudantes, ainda durante o curso, realizem estágios em empresas com carência de profissionais especializados.