Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Livro conta trajetória de Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, fundadora da Gabriel

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho. Fotos: Divulgação.

No próximo dia 24 de abril, será lançado o livro ‘Gabrielle, sementes de esperança’, de autoria de Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, paulistana de 67 anos que teve sua vida impactada ao tentar doar os órgãos de sua filha Gabrielle, nascida com anencefalia em 24 de maio de 1998. Ela e seu marido Valdir de Carvalho enfrentaram um drama pessoal, que se tornou púbico por terem sido o primeiro casal no país a formalizar um pedido de autorização de doação de órgãos de um bebê nascido sem cérebro.

A legislação no país exige que a doação de órgãos seja realizada após o fechamento do protocolo de morte encefálica, o que seria impossível para quem nasce sem cérebro. Essa informação passada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que poderia ter sido recebida pelo casal como conclusiva, não foi. Na verdade, ela se tornou o passo inicial para uma saga que o casal Inês e Valdir teve que percorrer para entender o que estava acontecendo e por que sua vontade em ajudar crianças recém-nascidas em lista de espera por transplante não pudesse ser realizada.

Essa trajetória se iniciou com pedido de parecer ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e se estendeu durante toda gestação da pequena Gabrielle e além.

Quando esse assunto chegou à mídia, após publicação em primeira página no jornal Folha de São Paulo, o assunto viralizou e se tornou pauta de todos os jornais e telejornais do país. A história do casal também foi matéria em programas de TV como Fantástico e Você decide, da Rede Globo de Televisão, assim como em outras emissoras. No Fantástico, além da matéria comandada pela brilhante jornalista recém falecida Eliane de Grammont, também foi pauta do Painel do Fantástico, onde o apresentador Pedro Bial anunciou o resultado da população sendo a favor da doação pelo casal. Logo o casal se envolveu com a normatização da doação de órgãos de anencéfalos até que finalmente foi criada uma portaria em 2007 pelo Ministério da Saúde.

Isso foi só o início para que todos os obstáculos sofridos pelo casal se transformassem em ações positivas. Assim nasceu o Instituto GABRIEL – Grupo de atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural fundado pelo casal Inês e Valdir e que atua há 24 anos no incentivo à doação de órgãos e tecidos e prevenção em saúde por meio da informação.

Quem quiser conhecer mais sobre esse assunto, pode participar do lançamento do livro, que acontecerá na Reconceito Casa em Indaiatuba – SP.

Mais informações poderão ser obtidas em (19) 98700-046 e pelo e-mail info@gabriel.org.br.

Serviço:

Lançamento do livro ‘Gabrielle, sementes de esperança’

Data: 24 de abril de 2024

Horário: das 18h às 21h

Local: Reconceito Casa – Rua 5 de Julho, 591 – Centro – Indaiatuba – SP.

(Fonte: Instituto Gabriel)