Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Instituto Anelo abre inscrições para cursos socioeducativos em parceria com a Flex Foundation

Campinas, por Kleber Patricio

Professor Júlio Oliveira (de preto) e Felipe Gondin (de branco) no estúdio Anelo. Foto: divulgação.

O Instituto Anelo abriu em 5 de março, em parceria com a Flex Foundation, inscrições para os cursos socioeducativos de Artesanato e Produção Musical, atividades previstas no projeto Pontes Criativas. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário na internet até o dia 19 de março, 12h, e são direcionadas a alunos maiores de 16 anos e familiares dos alunos, com foco sobretudo em mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social. Ao todo, são 50 vagas e todas as atividades serão realizadas presencialmente na sede da entidade, no Jardim Florence, em Campinas.

De acordo com a comissão organizadora da iniciativa, o projeto, que é gratuito, visa abordar de maneira dupla o aumento da qualificação profissional na comunidade, oferecendo oportunidades de formação voltadas ao mercado de trabalho tanto aos alunos do Instituto Anelo quanto aos seus familiares, complementando o trabalho já desenvolvido pela entidade em relação ao aprendizado musical, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Acesse o Formulário de Inscrição: bit.ly/pontescriativas.

Produção musical

A formação de produção musical direcionada a alunos do Anelo maiores de 16 anos terá 20 vagas disponibilizadas e quatro meses de duração. Nele estão previstos sete módulos com os temas de: composição, arranjo musical, registro de obras e direito autoral, gravação musical, edição, mixagem e divulgação (em plataformas de streaming). Cada módulo será composto por duas horas de aulas teóricas e por duas horas de aulas práticas, que, somadas à aula de demonstração e encerramento, totalizam uma carga horária de 30 horas de curso.

O preenchimento das vagas priorizará os alunos em maior situação de vulnerabilidade, tendo como critérios características sociais como gênero, etnicidade e raça, discapacidades e participação em programas governamentais de transferência de renda, entre outros. A expectativa é de que, a partir dessa formação específica, os alunos possam alcançar novos patamares de inserção no mercado de trabalho de produção musical, sejam como artistas independentes, sejam como produtores musicais, destacando-se no cenário da região.

Artesanato

O curso de Artesanato é voltado para os familiares dos alunos com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade social e contará com 30 vagas. Terá duração de quatro meses, com encontros semanais com duração de 1 a 1,5 horas, nos quais estão previstos uma roda de conversa com os participantes com cerca de 20 a 30 minutos e as atividades de oficina de artesanato no restante do período.

O objetivo principal do curso de  artesanato é desenvolvimento de habilidades e da criatividade na produção de objetos artísticos que irão gerar uma ocupação e renda aos participantes, mas ao mesmo tempo, por ser um momento privilegiado de convivência e contato com mães e familiares de alunos da instituição, o curso também será uma oportunidade de desenvolvimento de atividades socioeducativas, via as rodas de conversa, visando o fortalecimento de vínculos e a disseminação das noções de respeito e de cuidado de si e ao próximo, reconhecimento e aceitação das diferenças, trabalho em equipe e organização, entre outras.

Segundo a comissão organizadora, o Instituto Anelo atuará continuamente no apoio à divulgação e à venda dos produtos artesanais elaborados pelas participantes do curso por meio de canais de comunicação e de espaços próprios da entidade, como na sede da instituição, ou em parcerias com feiras e eventos de artesanato e lojas e outros espaços de distribuição de tais produtos.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ONU | Sob o propósito de possibilitar aumento de renda e emprego na comunidade, diminuição da taxa de evasão dos cursos oferecidos pela instituição, fortalecimento de autoestima e de vínculos familiares e comunitários, a iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta plataforma, Pontes Criativas foi projetado sob as diretrizes da ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, que, em linhas gerais, propõe a promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

Serviço:

Projeto Pontes Criativas – Cursos Socioeducativos

Produção Musical e Artesanato

Inscrições: de 5 a 19 de março

Link de Formulário de Inscrição: bit.ly/pontescriativas

Horários/locais das aulas:

Produção Musical: terças-feiras, das 15h às 17h, de 19 de março a 25 de junho, no Instituto Anelo

Artesanato: terças-feiras, das 14h às 16h, de 19 de março a 25 de junho, no CEU Mestre Alceu.

(Fonte: Instituto Anelo)