Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba obtém seu melhor desempenho da história nos Jogos Regionais

Indaiatuba, por Kleber Patricio

O coordenador de Esporte Competitivo e chefe da delegação de Indaiatuba, Rafael de Oliveira e Silva, com o prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro e o secretário de Esportes, Humberto Panzetti. Foto: Eliandro Figueira – SCS|PMI.

O coordenador de Esporte Competitivo e chefe da delegação de Indaiatuba, Rafael de Oliveira e Silva, com o prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro e o secretário de Esportes, Humberto Panzetti. Foto: Eliandro Figueira – SCS|PMI.

Indaiatuba registrou o melhor desempenho da história ao disputar a 60ª edição dos Jogos Regionais, de 20 a 30 de julho, em Americana. No total, o município ficou com 203 medalhas, sendo 108 de ouro, 52 de prata e 43 de bronze, sagrando-se campeã em sete modalidades e vice-campeã em outras seis. Obteve ainda classificação recorde de 15 modalidades para participação nos Jogos Abertos do Interior, agendados para 10 a 24 de setembro, em São Bernardo do Campo.

Todos os detalhes da performance inédita dos atletas indaiatubanos foram divulgados em coletiva de imprensa realizada nesta quarta, dia 3, na Prefeitura Municipal, e que contou com a participação do prefeito em exercício, Antônio Carlos Pinheiro, do secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti, do secretário municipal de Comunicação Social, Odair Gonçalves e do coordenador do Esporte Competitivo da Secretaria de Esportes e chefe da delegação de Indaiatuba, Rafael de Oliveira e Silva.

O resultado oficial final, divulgado nesta terça, dia 2, pela organização dos Jogos Regionais, apontou Indaiatuba em segundo lugar no quadro de medalhas, com diferença de apenas uma medalha no número total para Campinas e em quinto lugar no quadro de pontuação, com 210 pontos. Mas, conforme adiantou o secretário Humberto Panzetti no encontro, o município entrará com um recurso para recontagem das medalhas. “De acordo com as medalhas registradas nos boletins oficiais emitidos ao final das provas, Campinas alcançou 197 medalhas, contra 203 de Indaiatuba, mas ontem fomos surpreendidos com este número de sete medalhas adicionais para Campinas que não constam dos boletins. Entendo que possam ser medalhas que estavam sob algum tipo de definição ou julgamento, mas também não há registro destes processos nos boletins”, explica Panzetti. “Claro que este fato não tira o mérito de que nossos atletas tiveram o melhor resultado da história no evento, comprovando que a política que adotamos há quatro anos de valorizar a prata da casa e de garantir a transparência na aplicação dos recursos para alto rendimento através do Bolsa Atleta é acertada, com uma evolução de todas as equipes a cada ano”, destacou. “Mas certamente queremos que a informação correta seja apurada”.

“Gostaria de parabenizar nossos atletas e toda a equipe técnica pelos resultados conquistados, por representar mais uma vez Indaiatuba de forma tão honrosa e sempre levando o nome de nossa cidade ao pódio nas grandes competições”, ressaltou o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro durante a coletiva de imprensa. “Sempre digo que as pessoas são nosso maior patrimônio e estes resultados na área esportiva comprovam mais uma vez este fato. Quero deixar registrado aqui o nosso reconhecimento a cada competidor e a toda equipe da Secretaria de Esportes”, completou.

“Acredito que é importante ressaltar a relevância dos resultados de Indaiatuba, considerando que algumas cidades que ficaram à frente nos rankings gerais dos Jogos Regionais continuam com a política de contratação de equipes apenas para competir nos maiores eventos”, detalhou o secretário Humberto Panzetti. “Nós, ao contrário, temos compromisso com o esporte em todas as suas vertentes, incluindo o esporte de base e o de participação, que é onde está aplicada a maior parte de nosso orçamento. Desta forma, criamos condições para que o esporte de alto rendimento se mantivesse em longo prazo, com a adoção do Bolsa Atleta e o apoio aos atletas locais. Como consequência, nos últimos anos mantivemos nosso bom rendimento nos Jogos Abertos do Interior, onde muitas das equipes contratadas inclusive não conseguem participar. Também é notório que as modalidades com maior evolução são aquelas em que ocorreram os maiores investimentos em estrutura e equipamentos. Para a proporção de nosso município, somos hoje uma das cidades que mais recebeu investimentos públicos na infraestrutura esportiva e podemos oferecer centros de treinamento de ponta, como o de ginástica, o de lutas e o velódromo municipal. Também atendemos mais de oito mil crianças no projeto Esporte Cidadão que, inclusive, já revelou vários talentos para o esporte competitivo, embora não tenha este objetivo. Hoje Indaiatuba respira esporte”, finalizou.

“Gostaria de ressaltar dois pontos fundamentais que são diretamente vinculados à política desenvolvida para o esporte na cidade nos últimos quatro anos”, apontou o diretor Rafael de Oliveira e Silva. “Em primeiro lugar, todas as 29 equipes que participaram dos Jogos Regionais este ano marcaram pontos. Isso significa que todas são igualmente reconhecidas pela administração e recebem os investimentos adequados para atingir este desempenho, sem o qual isso não seria possível. Em segundo lugar, a valorização dos atletas locais traz de volta o espírito verdadeiro dos Jogos Regionais, que era aquele orgulho e garra de estar representando verdadeiramente sua cidade. Isso não pode ser mensurado, mas é visível no modo como todos se apoiam e torcem com a mesma força uns pelos outros, uma equipe unida e que realmente quer levar o nome de Indaiatuba ao topo”, disse.

60º Jogos Regionais – Resultados de Indaiatuba

Quadro de medalhas – 2º lugar, com 203 medalhas, sendo 108 de ouro, 52 de prata e 43 de bronze (contagem sob contestação)

Quadro de pontos – 5º lugar, com 210 pontos

Modalidades em 1º lugar no ranking geral – ciclismo feminino e masculino, handebol masculino, karatê feminino, malha, natação masculino e feminino, natação PCD masculino e feminino e ginástica artística masculino

Modalidades em 2º lugar no ranking geral – bocha, futsal masculino, karatê masculino, tênis de mesa masculino, xadrez feminino e futebol masculino

Modalidades em 3º lugar no ranking geral – taekwondo masculino e ginástica artística feminino

Resultados das demais modalidades – atletismo feminino – 8º lugar, atletismo masculino – 8º lugar, atletismo masculino PCD – 7º lugar, futsal feminino – 4º lugar, handebol feminino – 5º lugar, judô feminino – 8º lugar, judô masculino – 5º lugar, taekwondo feminino – 4º lugar, voleibol masculino – 6º lugar, xadrez masculino – 4º lugar e ginástica rítmica – 4º lugar.

Modalidades classificadas para os Jogos Abertos: 15 (recorde anterior era 11) – atletismo masculino, atletismo PCD, bocha, ciclismo feminino e masculino, futebol masculino, ginástica artística masculina, handebol masculino, karatê masculino e feminino, malha, natação feminino e masculino, natação PCD masculino e feminino, taekwondo masculino, xadrez feminino, futebol e tênis de mesa masculino. No total serão 19 equipes e 190 atletas.

Pontuação em todas as 18 modalidades, que contaram com a participação de 280 atletas.