Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba inicia vacinação contra HPV para meninos de 11 a 14 anos

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Arquivo Giuliano Miranda.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, seguindo orientação do Ministério da Saúde, iniciou na terça-feira (20) a ampliação da oferta da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) para os meninos de 11 a 15 anos.

Em janeiro deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) havia disponibilizado a vacina para o público masculino de 12 a 13 anos. As meninas de 9 a 14 anos e crianças e jovens de 9 a 26 anos com HIV/AIDS já recebiam as doses. A imunização no município será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e polos do Programa Saúde da Família.

O objetivo da vacina HPV para os meninos é proteger contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. A imunização masculina também possibilita uma diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, pois minimiza a circulação do vírus na população, beneficiando o público feminino.

Os meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV com um intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que têm HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos e o esquema vacinal é de três doses, com o primeiro intervalo de 2 meses e o terceiro, de 6 meses. Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.

A vacina que será utilizada no Brasil é quadrivalente e visa à redução de verrugas genitais (condilomas), evidência de maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. Não tem efeito também para tratamento e não substitui a realização do Papanicolau, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos de câncer (70%). As pessoas vacinadas continuam necessitando usar o preservativo, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos não oncogênicos (90%). A vacina é bem tolerada e há poucas reações adversas como dores locais, febre e cefaleia.

O que é HPV

O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes e pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

Confira os endereços das UBS e PSF – obedecendo sempre os horários das salas de vacina de cada unidade:

Hospital Dia – Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança

UBS IV – Rua Hélio Pistoni, s/nº, Jardim Morada do Sol

UBS V (Itaici) – Rua Amadeu Tachinardi, 74, Itaici

UBS IX (Central) – Praça Scyllas Leite Sampaio, Vila Teler

UBS X Jardim Califórnia – Rua Basílio Martins, Jardim Califórnia

UBS XI João Pioli – Avenida Manoel Ruz Peres, Jardim João Pioli

PSF Parque Indaiá – Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá

PSF Jardim Oliveira Camargo – Rua Yorico Gonçalves, s/nº, Jardim Oliveira Camargo

PSF Carlos Aldrovandi – Rua Ângelo Berteli Neto, 1000, Jardim Aldrovandi

UBS Parque Corolla – Rua Nelson Nazário, Jardim Morada do Sol

PSF Jardim Brasil – Rua Lourenço Martins do Amaral 241, Jardim Brasil

PSF Jardim do Sol – Rua Domingos Casa Grande, 107, Jardim Mercedes

PSF Itamaracá – Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá.