Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Idealizador da Gerando Falcões e um dos nomes mais transformadores do país, Edu Lyra estrela capa da InVoga Brasil

São Paulo, por Kleber Patricio

Edu Lyra para InVoga. Foto: Tom Barreto.

A InVoga Brasil, publicação referência em lifestyle e comportamento, vem reinventando a maneira de comunicar e, durante o período de isolamento social, buscou dar voz às pessoas que se destacaram por meio da criatividade, interatividade e responsabilidade social. Para estrear o projeto de capa digital, ninguém menos que Edu Lyra, 32 anos, idealizador e CEO do Instituto Gerando Falcões, rede de ONGs voltada à promoção social de crianças e adolescentes por meio do esporte e cultura e que também ajuda jovens adultos a entrarem no mercado. A rede, que vem coordenando iniciativas em mais de 400 favelas, tem papel importantíssimo nas ações sociais do país e conta com apoio de nomes como Jorge Paulo Lemann e Marina Ruy Barbosa.

Durante a entrevista, ele revelou um sonho, “Colocar a favela no museu”, e vem trabalhando duro para realiza-lo. Contou também algumas situações por que passou no início da Gerando Falcões: “Imagina um cara saindo da periferia, camiseta, tênis, afrodescendente, indo fazer reunião lá na Faria Lima […] Chegava na recepção: ‘Vim falar com o Sr. Fulano.’ E me perguntavam: ‘Você é o office boy?’“. E completa: “Passei por muitos constrangimentos, mas nenhuma dessas situações tirou minha energia, minha força. A Gerando Falcões é fruto disso; de persistência, perseverança, raça, muita vontade, pouquíssima genialidade e muito suor”.

Crédito da foto: Tom Barreto.

Edu também conta sobre a experiência na linha de frente do combate ao coronavírus nas favelas e o peso da pandemia sobre famílias que já enfrentam problemas de renda e de acesso a serviços essenciais. Vinicius Machado, CEO do Grupo InVoga, comentou a escolha da capa: “O Edu é necessário. Estamos muito felizes de tê-lo nesse momento da InVoga e, principalmente, do país e do mundo. O resultado não poderia ser melhor”. A capa digital contou com direção criativa de Giulia e Giuliana Braide, direção artística de Tom Barreto e Guilherme Muniz e fotografia de Tom Barreto.

As capas fazem parte do novo projeto de comunicação da InVoga. E a produção de conteúdo da próxima personagem já está a todo vapor. Entre os demais projetos, o veículo estreou colunas mensais. Entre os convidados está Deborah Werneck, que fala sobre gastronomia em um conteúdo profundo e diverso.