Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Escolas municipais de Indaiatuba realizam ato cívico em lembrança ao 7 de Setembro

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Eliandro Figueira - SCS|PMI.

Crédito da foto: Eliandro Figueira – SCS|PMI.

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira, dia 6, em todas as Escolas Municipais, o ato cívico em lembrança à Independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. O prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro e a secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, participaram do evento na EMEB Profª Maria Benedicta Guimarães. Na ocasião foram entoados o Hino do Brasil, o Hino de Indaiatuba e o Hino da Independência e, na sequência, as autoridades fizeram uso da palavra.

O prefeito em exercício declarou: “Cumprimento os pais que estão prestigiando o ato cívico. É com muita honra que participo deste evento como prefeito em exercício. Vocês, alunos, precisam aproveitar a boa escola em que estão, a boa família que têm e ajudar o Brasil a ser melhor, pois vocês são o futuro da nação. Peço aos pais para que ensinem o patriotismo; sempre precisamos torcer pelo Brasil, não só no futebol – temos que torcer para o pais crescer e ficar fortalecido”. A secretária de Educação acrescentou: “Quero cumprimentar todos os pais presentes, os professores e alunos. Nesta data quero propor uma reflexão: como é que nós podemos ajudar o Brasil? Podemos ajudar nosso país fazendo nossas tarefas diárias cada vez melhor. O professor tem que fazer sua tarefa cada dia melhor, o aluno precisa estudar e aprender cada vez mais, as famílias devem cumprir suas tarefas cada vez com mais dedicação. Eu como secretaria tenho que fazer o meu trabalho melhor ainda, com ética, respeito e educação. Tudo que fazemos de ruim faz piorar o país e o que fazemos de bom melhora nossa nação”.

A data histórica foi retratada em uma peça teatral elaborada pelos alunos do 5º ano da EMEB Profª Maria Benedicta Guimarães. Os alunos interpretaram, com linguagem moderna e infantil, a fuga de Dom João VI e sua família de Portugal para o Brasil, até chegar finalmente no Dia do Fico, proclamado por Dom Pedro I em janeiro de 1822 e, posteriormente, a proclamação da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro do mesmo ano. Nas demais escolas, cada gestor elaborou sua própria programação.