Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Equipe Space Beans vence NASA Space Apps Challenge 2019 em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

O NASA Space Apps Challenge se encerrou no último domingo com a divulgação dos grandes vencedores em mais de 80 países de todo o mundo. O maior hackathon do mundo percorreu mais de 80 países e 230 cidades, envolvendo simultaneamente cerca de 29 mil participantes.

Para Indaiatuba, que recebeu a competição pela primeira vez, foram mais de 700 inscrições e 60 selecionados. O NASA Space Apps Challenge aterrissou na cidade e o QG de operações foi a Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (FIEC), onde todos os participantes passaram os três dias focados no desenvolvimento de incríveis soluções de código aberto para os desafios que enfrentamos atualmente na Terra e no espaço. O time vencedor da edição 2019 foi o Space Beans, que propôs soluções para ajudar as pessoas a manterem suas próprias plantações e, assim, ajudar no combate à fome em larga escala prevista para 2050, segundo estudos.

O primeiro e o segundo colocado, Digital Stars, concorrem agora com projetos de todo o mundo. O vencedor garante uma visita à NASA, nos Estados Unidos. O resultado global deve sair somente em janeiro. Indaiatuba ainda premiou seu terceiro melhor projeto, o grupo Feijuca Estelar.

O evento terminou no final da tarde de domingo (20), com convidados especiais, muita emoção, premiações e expectativas superadas. O comitê organizador celebrou o sucesso do evento e comenta os pontos que identificaram como críticos para esta conquista: “Um dos pontos foi a seleção dos participantes; nós buscamos realizar a seleção mais heterogênea possível. Tivemos desde um menino mais avançado, de 10 anos, adolescentes de Ensino Médio, até professores universitários, gente de alto nível de grandes corporações, pesquisadores, especialistas em Marketing, desenvolvedores…”.

O mesmo foi feito com relação aos mentores, totalizando mais de 25 das mais diversas experiências e especialidades. “Nós trouxemos desde doutores em Mineração, Química, Física e nas mais diversas engenharias, a diretores de empresas e startups e até um co-fundador de um dos unicórnios brasileiros”, comenta um dos responsáveis pela organização do evento.

Esses perfis completamente diferentes proporcionam uma troca muito grande de experiências e aprendizados durante os três dias de evento. “Eles aprendem muito um com o outro, os mais velhos ficaram surpresos com o quanto aprenderam com os jovens”, ressalta.

Mas o evento não foi composto apenas de muito suor, trabalho duro e desafios intergalácticos. O staff pensou em todos os detalhes para permitir uma experiência única.

“Um Darth Vader visitou o evento durante o Happy Hour do sábado (19) e, no final, um Buzz Lightyear entregou sorvete antes da premiação”. Durante todo o evento os participantes ainda tiveram muita comida, dinâmicas, yoga, massagem e alguns brindes.

OBJETIVOS

No NASA Space Apps Challenge as equipes formadas multidisciplinarmente se utilizam de dados livres e abertos da própria NASA para produzir soluções a 20 desafios propostos para presente e futuro. Os objetivos são:

– Inspirar a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico

– Promover o interesse na terra, na ciência espacial e na exploração

– Aumentar a conscientização dos dados da NASA em todo o mundo

– Incentivar o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers, engenheiros, artistas etc.

Confira as propostas dos três vencedores da etapa de Indaiatuba:

1º lugar – Space Beans

A ideia é ajudar todos a manterem suas próprias plantações, mesmo nas grandes cidades e orientar os pequenos produtores de alimentos a obterem mais eficiência em suas fazendas.

Integrantes: Luís Henrique Verginelli, Pascoal José Manoel Soares, Maurício de Menezes, Alisson Eduardo Bueno da Silva, Vinícius Bresci Batista Scomparin Ferrari, Bruna Cristine De Sousa Santos

2º lugar – Digital Stars

A equipe foi inspirada na promoção de interesse científico para o uso de um ambiente interativo e colaborativo para que alunos e professores do Ensino Médio possam acessar informações e dados recentes da NASA a partir do telescópio James Webb e de outras fontes existentes. A plataforma terá vários recursos que incentivam a aprendizagem contínua e a aquisição de conhecimento por meio da colaboração entre usuários, que alimentarão o próprio sistema com suas descobertas e experiências a partir dos dados apresentados no ambiente virtual.

Integrantes: Leandro Zanardo Quesada Silvente, Davi Mariano Corazza, Marcelo Renato Cavaglieri, Isabelle Aparecida Sobreiro, Igor Tacio Tenório Teixeira, Daniel Dal Coli Junior

3º lugar – Feijuca Estelar

A solução do grupo busca reduzir riscos de inundações e recompor as áreas degradadas, integrando os dois objetivos com a criação de uma plataforma aberta e segura que funcionará como uma agência de soluções ambientais.

Integrantes: Elizabeth Fernanda da Silva, Bruna do Nascimento Cavalari, Milena Sales, Julio Cesar Ferreira dos Passos, Eduardo Monaco, Carla Borges.