Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campinas celebra o Dia Mundial da Criatividade

Campinas, por Kleber Patricio

Imagem: divulgação.

O Dia Mundial da Criatividade já se consagrou em Campinas como uma data que promove amplamente a criatividade com atividades gratuitas e colaborativas reunindo iniciativas inspiradoras por toda a cidade. Este ano, serão três dias de programação, nos dias 20, 21 e 22 de abril. Entre elas, iniciativas como o Festival CriAtiva, o projeto: O que te Assombra?, o modelo do espaço Casa Hacker, o coletivo de Mulheres Pretas, estão entre as mais de 70 atividades que estarão ocorrendo em 20 espaços diferentes da cidade.

A abertura será no dia 20, em um espaço no Campo Grande, com a ativista Layne Gabriele, que irá falar sobre “O Futuro é Periférico: a ousadia de se reinventar” e Cacá Clauset, empreendedor, explorador, recordista do Guinness Book na travessia das Américas de carro, com duas participações no Rally Paris-Dakar e duas vezes campeão do Rally dos Sertões. Layne é educadora, formada no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS – Unicamp) e fundadora do primeiro cursinho popular do Bairro Campo Belo.

Em 2023, o Dia Mundial da Criatividade, maior evento colaborativo do gênero no planeta, irá ocorrer simultaneamente em 100 municípios brasileiros e em mais outros 12 países. Idealizado no Brasil por Lucas Foster, a data, 21 de abril, tornou-se parte do calendário oficial da ONU em abril de 2017.

O movimento mundial, organizado pela World Creativity Organization, conta com inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais, empreendedores e empresas de todos os setores que compõem a economia criativa. O objetivo é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando no desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação.

“Em Campinas, o evento será marcado pela diversidade de espaços, temas, pessoas e territórios descentralizados para que o máximo de pessoas sejam impactadas pela criatividade. Este ano, batemos todos os recordes dos anos anteriores de voluntários, envolvimento dos espaços, temáticas e atividades”, afirma Jefferson Rodrigues, o Jeff  (comunicólogo e ativista cego), líder local em Campinas e um dos criadores do Ozipa Criativa, espaço dedicado a criatividade no Parque Oziel – uma das maiores ocupações de Campinas –, voltado a promover negócios de impacto social.

“Atingidas diretamente por uma crise de confiança sobre seu futuro, as cidades continuarão exercendo um papel fundamental em nossa civilização. Por isso, a criatividade e a inovação são essenciais para a construção de cidades vibrantes capazes de atrair pessoas, negócios e promover impacto social positivo”, afirma Lucas Foster.

O Dia Mundial da Criatividade é apresentado pelo Ministério da Cultura e Mercado Livre, parceria de mídia da Globo e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, além da parceria institucional da Co.liga, Fundação Roberto Marinho, Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), da Preta Hub e do Razões para Acreditar, além de outros importantes agentes e entidades nacionais e locais.

O cronograma de atividades em Campinas já está disponível no link https://worldcreativityday.com/brazil/campinas/activities. Os ingressos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio do site oficial do evento.

Serviço:

Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)

20, 21 e 22 de abril

Em mais de 20 espaços espalhados pela cidade, confira cada atividade (endereços no site)

Programação completa: https://worldcreativityday.com/brazil/campinas/activities

Abertura: dia 20/4, às 9h – Casa dos Anjos, situada na região noroeste de Campinas, na Rua Ondina Moreno de Lima, 546,  Jardim Liliza.

World Creativity Day

www.worldcreativityday.com | www.instagram.com/worldcreativitydaywww.youtube.com/c/WorldCreativityChannel.

(Fonte: Confraria da Informação)