Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Atleta de Indaiatuba obtém vaga no Mundial de Powerman

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Giuliano Miranda.

Realizado no penúltimo fim de semana em Indaiatuba, o Powerman Brasil, maior série de duathlon do mundo, reuniu cerca de 600 atletas de elite e amadores em busca das vagas oferecidas pela etapa brasileira ao Mundial de Powerman, que acontece todos os anos em setembro em Zofingen, na Suíça. O duatleta Marcelo Chris Correa, de Indaiatuba, terceiro lugar na prova Classic, categoria 45-49 anos, confirmou presença na etapa mundial. Santiago Ascenço e Carol Furriela foram os campeões na Classic e conquistaram vaga para a competição europeia deste ano. Na distância mais curta, a Sprint, os vencedores foram Talles Medeiros e Marina Jacob.

A competição suíça reunirá os melhores duatletas do mundo e, diferentemente da prova brasileira, conta com percurso específico. No Brasil e em algumas outras etapas do circuito os atletas encaram 20 km de corrida (divididos em duas etapas de 10 km cada) e 60 km de ciclismo na categoria Classic. Já na prova de Zofingen, a distância será maior, sendo 40 km de corrida, com o primeiro estágio com 10 km e o último 30 km e mais 150 km de ciclismo.

Marcelo tem treinado e competindo em algumas provas deste ano, como o Ironman Brasil, realizado em Florianópolis, em maio. O triatleta (sua especialidade), além de competir na série mundial do Powerman na Suíça, irá disputar a etapa do Ironman Itália, que será realizado em 23 de setembro, em Cervia, cidade da região da Emília-Romagna, província de Ravena. O atleta, que corre pela RM Assessoria Esportiva, é Top 10 da AWA (All World Athlete), ranking dos atletas em cada uma das faixas etárias, no masculino e feminino. O resultado se baseia na performance dos triatletas amadores no ranking da temporada, considerando as três melhores performances ao longo do ano, que somam pontos para se definir o campeão de cada faixa etária. Em todo o mundo, 23.500 atletas conseguiram pontos para ganhar a designação AWA. De acordo com Correa, os atletas que terminem a temporada no Top 10 em seu país agora serão reconhecidos como atleta Ironman All Country. Esta designação é premiada com base na faixa etária do atleta e é premiada na categoria geral.

Powerman Classic Masculino

1 Santiago Ascenço – Santiago Ascenço Assessoria Esportiva – 2:52:10

2 Iuri Vinuto Josino – SESI/SP – 2:53:51

3 Bruno Matheus – 2:57:08

Powerman Classic Feminino

1 Carolina Furriela – Woom/Trek/Skechers/MPR/The Bikes/Compressport – 3:22:03

2 Mariana Borges – Time Assessoria Esportiva – 3:30:01

3 Maria Vangela – Inpart Saúde Team Ludão – 4:10:20

Powerman Sprint Masculino

1 Talles Medeiros – Sicoob Cremipei – 1:32:20

2 Maicon Rivabem – Manzatti Bikes e Motos – 1:37:41

3 Carlos Henrique F. de Oliveira – Fernandes Assessoria Esportiva/Atleta Evidência – 1:38:36

Powerman Sprint Feminino

1 Mariana Jacob – Peixepro – 1:51:19

2 Sofia Mazon Gonçalves – Mazon – RM Consultoria Esportiva – 1:54:08

3 Ana Carolina Araújo – Limite Team – 2:00:34.