Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Atleta de Indaiatuba defende Seleção Brasileira de Softbol no Peru

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Ana Luisa com o uniforme da seleção: integração é o mais importante. Crédito: Álbum de família.

Ana Luisa com o uniforme da seleção: integração é o mais importante. Crédito: Álbum de família.

A Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) tem novamente uma atleta na Seleção Brasileira de Softbol. Ana Luísa Bacelar dos Santos foi convocada para defender o país no II Campeonato Sul-Americano de Softbol Feminino Sub-15, que acontece entre os dias 31 de julho e 6 de agosto em Lima, no Peru.

Além de Ana Luísa, Indaiatuba tem mais um representante no evento: Wilson Ivano, que é colaborador do departamento de softbol da Acenbi e faz parte da diretoria da Acenbi, foi convocado como técnico auxiliar.

Dedicação

Ana Luisa pratica softbol desde os 11 anos e está entre as mais entusiastas da modalidade na Acenbi. Para ela, chegar à Seleção foi conseguido graças à dedicação aos treinamentos com determinação. “Não deixava de participar dos treinos mesmo doente e com contusões”.

Ana Luísa define o softbol como um esporte que exige muita técnica e concentração. Porém, “a integração da equipe é muito mais importante do que a habilidade individual”, resume.

Campeãs

No ano passado, outra atleta da Acenbi, Julia Emi Ivano, defendeu a Seleção Brasileira no I Campeonato Sul-Americano de Softbol Feminino Sub-15, realizado também no Peru, na cidade de Chincha. O Brasil foi o campeão ao derrotar na final a equipe do país sede.

Assim como o beisebol, o softbol da Acenbi também conta o apoio financeiro de três empresas: Filtros Mann+Hummel, Spartan do Brasil e Cobreq. Esse suporte é fornecido por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e graças a esse apoio financeiro, a Acenbi desenvolve o projeto Criando Atletas de Beisebol e Softbol, que visa formar atletas para competição.

A Acenbi

A Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a instituição mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades são abertas a todos os interessados. Mais informações no website www.acenbi.org.br. Fotos e outras informações também na página da Acenbi no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba.