Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Apresentadora de TV conta como é ser tutora de 16 animais resgatados de maus tratos

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: arquivo pessoal.

Apesar de todo apelo das Organizações Não Governamentais, voluntários independentes e das redes sociais que repercutem diariamente casos de maus tratos e abandono de animais, os números aumentam cada vez mais. Somente em Campinas, são mais de 20 mil cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Na contramão das notícias, Flor, apresentadora do programa Versátil & Atual, da Rede Família já soma 16 bichinhos na chácara em que vive com a irmã e diretora do programa, Iris Fernandez, em Monte Mor – SP, que ganhou recente reforma para atender melhor a necessidade daqueles que ela considera como filhos.

“Vimos que eles sentiam muito calor no espaço atual, chegavam até a entrar em suas vasilhas de água para se refrescarem”, conta a apresentadora, que além de grama sintética em todas as casinhas, iniciou a construção de uma piscina para os caninos para resolver o problema do calor e manterem a forma. Segundo Flor, o espaço, herdado da mãe, precisava de alguns reparos, mas priorizar o canil era uma preocupação diária. “A adoção é um gesto de amor que deve ser constante e não apenas de momento; por isso, é preciso gerar condições de criá-los dentro das melhores possibilidades disponíveis. Não adianta tirá-los das ruas se você não tem condições de abrigar, alimentar e cuidar da saúde deles”, diz. “Por isso muitas pessoas acabam adotando e, quando percebem que ser tutor envolve custo e tempo, acabam abandonando novamente e esses animais sofrem duas ou mais vezes”, afirma.

Mas conforto e bem-estar não somam toda a história – os 16 cães são todos adotados e recebem o nome de pessoas queridas de acordo com as suas personalidades. Muito espiritualizada, a apresentadora acredita que cada cão tem suas particularidades, gostos e vontades “pessoais”. “Tratamos cada um individualmente, segundo a suas características”, completa.

“Existem muitas críticas quando nos doamos para uma causa como essa; porém, as pessoas não fazem ideia da recompensa que esses animais nos dão. Toda a dedicação que damos a eles ainda é pouca se comparada ao tanto de amor que recebemos em troca. É um amor sincero e verdadeiro, um sentimento puro de gratidão. Eles fazem parte da nossa família, estão com a gente nos momentos tristes e alegres, e família para mim vem sempre em primeiro lugar”, diz Flor.

Ela faz um apelo: “Não abandonem seus animais, sejam responsáveis. Principalmente se eles estiverem doentes ou forem idosos. Eles sentem dor, frio, calor, fome e têm sentimentos. Se cada um fizer a sua parte, conseguimos evitar que o número enorme de abandonos aumente nos próximos anos”, conclui a apresentadora.