Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alunos do ‘Esporte Cidadão’ participam de vivência paraolímpica em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O projeto de caráter educacional Esporte Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba com apoio de parceria público-privada coordenada pela Organização Nacional das Entidades do Desporto (ONED), proporcionou aos alunos uma experiência diferente na primeira semana de outubro. Crianças e jovens participantes do programa, que oferece aulas gratuitas em 20 modalidades esportivas e 20 núcleos da cidade, passaram por uma vivência paralímpica. Cada professor, depois de conversar com a turma, propôs uma atividade adaptada.

No Centro Esportivo do Trabalhador, por exemplo, durante a aula de handebol, os alunos jogaram sentados na linha, simulando deficiência nos membros inferiores e, no gol, não podiam usar os braços. Na piscina, experimentaram diversas formas de nadar e encontraram muitas dificuldades: alguns não podiam bater as pernas, outros usaram apenas um dos braços para nadar, outros apenas as pernas. A ação integrou a agenda de temas transversais trabalhados no programa e que pode incluir assuntos variados que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes. No caso, os alunos puderam perceber um pouco das dificuldades que enfrentam as pessoas com deficiência e também valorizar os exemplos de superação apresentados nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, constatando que todos têm capacidade de realizar aquilo a que se propõem.

“Eu achei legal, mas achei muito difícil”, declarou o aluno de natação Theo Maron, de 7 anos. “Eu achei muito legal, porque aprendi bastante coisa. A gente precisa ajudar um ao outro e se a gente trabalhar junto conseguirá o nosso objetivo”, disse a aluna de handebol Laura Iório, de 12 anos. “Nós passamos por essa experiência para ver como a pessoa passa por dificuldades para aprender, mas é só não desistir!”, comentou o aluno de handebol Athos Pereira, de 17 anos. “A participação deles foi bem bacana. Foi válido para estimulá-los a olhar para o outro e ajudar quando houver necessidade, para eles perceberem que, mesmo com dificuldades, mesmo praticando a modalidade adaptada, eles também conseguem jogar”, afirmou a professora de Handebol Kátia Cardoso.

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED e integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota e John Deere do Brasil. Atende gratuitamente alunos de 6 a 17 anos em 20 modalidades e 20 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.