Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Advogada do Caso Monte Santo (BA) recebe desagravo público da OAB/SP

Indaiatuba, por Kleber Patricio

IMG_6377

Crédito das fotos: Tarik Costa.

A advogada Lenora Thais Steffen Todt Panzetti participou anteontem (22), no Salão Nobre da OAB/SP, da cerimônia de desagravo público referente ao caso dos cinco irmãos de Monte Santo, na Bahia. Em 2012, a Câmara Municipal de Barueri aprovou moção de repúdio à advogada em razão de sua atuação na defesa das famílias substitutas, fundada na matéria veiculada pelo Fantástico e ferindo suas prerrogativas profissionais. Na ocasião, o advogado Dr. Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho, atual diretor tesoureiro da Seccional e ex-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, proferiu a oração de desagravo, demonstrando apoio e admiração ao competente trabalho desenvolvido pela advogada e repudiando a ação da Câmara de Vereadores de Barueri por desrespeitar as prerrogativas profissionais da advogada na defesa das famílias e as acusações indevidas.

IMG_6450

Os advogados Volnei e Edith Todt, pais de Lenora, seu marido Fábio Mazzoni Panzetti, o filho do casal, Fábio, o presidente da Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB/SP, Antonio Carlos Berlini e o advogado Caetano Fernando De Domenico, representante da Diretoria da OAB Indaiatuba.

Logo após a cerimônia de desagravo, Drª Lenora foi convidada a explanar sobre o caso e o andamento do processo, que ainda corre em segredo de Justiça perante a Vara da Infância em Monte Santo, estado da Bahia. Demonstrando profundo respeito a todos os envolvidos no caso, a advogada explicou os três anos e meio de disputa judicial envolvendo a guarda das cinco crianças que ora eram levadas a Monte Santo (BA), ora ao interior de São Paulo, em uma batalha entre a família biológica e as que pleiteavam a adoção. A palestra foi promovida pelas Comissões de Direito à Adoção e de Direito de Família e Sucessões da OAB /SP, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos da entidade.

A advogada é atualmente a representante legal de duas das quatro famílias afetivas dos cinco irmãos baianos. Nesta condição, as famílias obtiveram a guarda judicial das três crianças para os casais, desta vez com a concordância da mãe biológica, que voluntariamente entregou seus filhos às famílias paulistas enquanto não é finalizado o processo de adoção dos menores, na Bahia – esperado para o final deste ano. Lenora também é membro das Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Direito à Adoção e da Mulher Advogada da OAB/SP e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam).