Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Setembro Dourado começa em Indaiatuba com duas palestras

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Eliandro Figueira - SCS|PMI.

Crédito da foto: Eliandro Figueira – SCS|PMI.

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba (CMDI), ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba realizou no dia 1º de setembro a abertura oficial do evento chamado Setembro Dourado, que prevê programação durante todo o mês para comemorar os direitos do idoso. O primeiro dia teve a palestra sobre direito dos idosos com a advogada da Faculdade de Direito da Max Planck Lana Biletsky e empoderamento da pessoa idosa com o psicólogo Giovani Vendramini Alves.

Durante todo o mês de setembro, o CMDI promoverá palestras, apresentações culturais, caminhada contra a violência e abandono, simpósio sobre do Alzheimer da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), musicoterapia e encerramento com o baile no SESI. Todos os eventos são abertos à população.

O presidente do CMDI, advogado Ricardo Bueno Reis (à esquerda na fotocom o secretário municipal da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan), explicou que o dia 1º de outubro foi declarado como Dia Mundial da Pessoa Idosa e que o Brasil tem hoje 60 milhões de pessoas acima de 60 anos. “Hoje ocupamos a sexta posição do país mais longevo do mundo; para cada 100 jovens, temos 50 pessoas maiores de 60 anos. Estamos comemorando os avanços, mas precisamos ficar atentos e respeitar os direitos desta pessoa que tanto contribuiu para nossa sociedade e não esquecer que ele tem direito a ter acesso a todos os serviços com dignidade”, afirma o advogado. Ricardo destacou mais uma vez que a maior parte da população brasileira tem um parente em idade avançada. “Muitas vezes, a pessoa idosa se depara com problemas de saúde, abandono e maus tratos”.

O secretário Luiz Henrique Furlan, que representou o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro, destacou que a sociedade está envelhecendo e é necessário que os idosos conheçam os seus direitos. “O município de Indaiatuba não é uma cidade pautada apenas na construção de edifícios, mas sim no desenvolvimento de ações e atividades voltadas para o ser humano. A nossa população está envelhecendo e temos o dever de chamar a atenção para a questão do idoso e quais são as leis de proteção e também as doenças ligadas à idade”.

O Setembro Dourado é um mês de comemoração aos Direitos do Idoso com programação aberta à população. Antes das palestras, houve a apresentação das integrantes do grupo da 3ª idade “Vivendo e Aprendendo”, Odília, Cida, Ester e Paula, que fizeram uma apresentação com dança sobre circo. As integrantes já haviam participado da gincana cultural do Funssol, realizado dia 25 de agosto, no Ciaei.

No dia 03/09/2016 (sábado), às 10h, houve apresentação cultural no Lar de Velhos Emmanuel, na Rua Pedro Gonçalves, 106 – Jardim Pau Preto, com apresentação Invernada Adulta, do CTG Tropeiros de Indaiá – Mágico Danilo Ulian.

A programação do Setembro Dourado continua:

1ª Caminhada contra Violência e Abandono

Data: 11/09/2016 (domingo) horário: 8h

Saída: Praça Rui Barbosa

Chegada: Em frente ao Museu Ferroviário (Estação)

Apresentação cultural no Cecal

Data: 16/09/2016 (sexta-feira), horário: 14h30

Apresentação Musical do curso de violão da Secretaria de Cultura

Local: Cecal – Centro de Convivência Amor sem Limites

Rua Antônio Brunetti, 590, Jd. Morada do Sol

Simpósio da Abraz – Associação Brasileira de Alzheimer 

Data: 21/09/2016 (quarta-feira) horário: 8h30 às 12h

Tema: Meus pais envelheceram. E agora, como cuidar deles?

Local: Auditório Municipal, Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 – Jd. Esplanada II

Palestras: Os diversos níveis de complexidade do cuidado – com Mariana Bianchi, Enfermeira

– Centro Dia – Moradia Assistida – com a Dra. Maria Elena Guariento, Geriatra

– ILPI – com a Dra. Paola Canineu, Geriatra

Home Care – com Julimar Fernandes, Enfermeiro

Hospice – com a Dra. Maria Elena Guariento, Geriatra

A Arte da Vida – ABRAz

Data: 24/09/2016 (Sábado) horário: 8h30 às 11h30

Local: Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477 – Centro

Oficina: Musicoterapia para idosos com diagnóstico de perda de memória e Alzheimer – com a Musicoterapeuta Talita Ribeiro Passoni

– Roda de conversa com cuidadores e familiares – com o Dr. Giovanni Vendramini Alves, Psicólogo

24ª Festa do Idoso

Data: 24/09/2016 (sábado) -Horário: 13h

Local: SESI – Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jd. Califórnia.