Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

SESC Digital lança novo curso gratuito que tem a Sustentabilidade como tema

São Paulo, por Kleber Patricio

Thainá Duarte apresenta o curso Consumo, Resíduos e Sustentabilidade. Foto: Matheus José Maria.

No dia 27 de junho, o curso “Consumo, Resíduos e Sustentabilidade” passa a integrar o catálogo de atividades da plataforma EAD SESC Digital. Gratuito, com indicações de conteúdos complementares às aulas e elaborado pelas educadoras da Fubá Educação Ambiental, o curso tem como objetivos principais promover ações de gestão responsável dos resíduos sólidos em diferentes contextos e espaços, que podem ser públicos ou privados, individuais ou coletivos, e ajudar as pessoas que querem ter atitudes mais sustentáveis no seu cotidiano.

A partir do tripé da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – e com apresentação da atriz Thainá Duarte, as aulas abordam conteúdos técnicos de maneira simples e prática, com exemplos inspiradores de projetos e grupos que realizam uma gestão adequada de resíduos.

O curso é destinado a educadoras e educadores, lideranças, gestores e gestoras em empresas ou outras instituições, líderes comunitários ou qualquer pessoa que queira promover a melhoria da gestão de resíduos em seu contexto de atuação. Além das videoaulas, são disponibilizados mini documentários que mostram os conceitos aplicados em situações reais e projetos pautados pela educação para a sustentabilidade. Também é oferecida uma apostila com guia de atividades práticas destinada a pessoas interessadas em replicar o curso com um grupo organizado e mobilizar as pessoas com relação a este tema.

A partir da provocação “O que é necessário para sermos mais sustentáveis?”, ‘Essa tal de sustentabilidade’ abre a sequência de aulas com a apresentação de conceitos de sustentabilidade e mostra que este é um modo possível e necessário de organização da sociedade. ‘Afinal, o lixo é um problema?’ analisa a cadeia de produção de materiais de uso cotidiano, os impactos socioambientais encontrados durante o processo de geração de resíduos e os benefícios de seu descarte e destinação responsável.

‘Repensar o consumo para reduzir os resíduos’ é o tema da terceira aula, que tem como objetivo entender a importância da redução do consumo para diminuir a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários, e questionar sobre como é possível adotar novos hábitos de compra em diferentes contextos. ‘Reutilizar materiais faz parte da solução’ é o tema da quarta aula, que propõe conhecer e analisar criticamente a etapa da reutilização provocando uma reflexão sobre o consumo e prolongamento da vida útil dos objetos.

Ao trazer questões do dia a dia das pessoas, ‘O que acontece com o material reciclável que eu separo?’ instiga o participante a entender e buscar qual é a melhor forma de lidar com os resíduos passíveis de reciclagem, que podem representar 70% dos resíduos sólidos domiciliares, se somados os recicláveis secos e os compostáveis.

‘Como podemos nos mobilizar?’ encerra o curso com um chamamento à ação, incentivando o participante a acreditar no seu potencial para a transformação do cenário em curso e para inspirar as pessoas ao seu redor. Para isso, serão expostos exemplos de pessoas e grupos que já estão mobilizados nesta causa, além de apresentar maneiras de colocar em prática o que foi aprendido.

Todo o material poderá ser acessado gratuitamente na plataforma EAD SESC Digital.

Sobre SESC Digital | Lançada em 2020, a plataforma de conteúdo SESC Digital visa transpor as ações do SESC São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance das suas práticas de ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo. O SESC São Paulo trata com muita seriedade a privacidade de seus usuários e tem o compromisso de mantê-los informados em relação ao uso que é feito com os dados que são fornecidos.

Sobre Fubá Educação Ambiental | Startup socioambiental fundada em 2015 por quatro mulheres com doutorado na área da educação ambiental: Andréia Nasser Figueiredo, Ariane Di Tullio, Flávia Torreão Thiemann e Mayla Valenti. Especializada em criar experiências educativas inclusivas e transformadoras para contextos e públicos diversos, a equipe desenvolve oficinas, cursos, consultoria, materiais educativos físicos e digitais, inclusive visitas virtuais e aplicativos.

Sobre Thainá Duarte | Estreou no cinema no longa “Mundo Cão” (2016), de Marcos Jorge. Na TV, interpretou Anita em “Se eu fechar os olhos agora” (2019, Globoplay) e teve destaque nas duas temporadas de “Aruanas” (Globoplay). Thainá é conhecida por aplicar em cena suas vivências nos cursos, estando sempre aberta ao diálogo construtivo. Seu último trabalho, ainda sem data de estreia, é “Cangaço Novo” (Amazon). A atriz é criadora e idealizadora do “Estou aqui para contar”, projeto contra violência doméstica com o apoio de parceiros reconhecidos no assunto, como ONG Mulheres, Instituto Maria da Penha, Anistia Internacional e Plan International, organização da qual é embaixadora. Em 2019 esteve no Primeiro Fórum de Cidades Amazônicas, em Manaus, quando participou de conversas sobre desenvolvimento sustentável e a importância dos artistas na mudança socioambiental. Em maio/22 esteve com a Plan International visitando projetos no Maranhão.

Serviço:

EAD ‘Consumo, Resíduos e Sustentabilidade’

Conteúdo: 6 videoaulas de 15 minutos

Local: Plataforma EAD SESC Digital

Teaser aqui.

(Fonte: Agência Lema)