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SAAE Indaiatuba desponta em 1º lugar como autarquia no Projeto Acertar

Indaiatuba, por Kleber Patricio

SAAE lidera o ranking dos melhores prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios associados. Foto: divulgação.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Indaiatuba lidera o ranking dos 10 melhores prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios associados, como Autarquia Municipal, que finalizaram o 2º ciclo da metodologia Acertar, conduzida no âmbito dos regulados pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). Cumprindo exigência legal, os 34 relatórios de certificação foram encaminhados ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Dentro do ciclo 2 e com o envolvimento de todos os setores, o SAAE de Indaiatuba foi classificado liderando a categoria Autarquia Municipal e ocupando o 4º lugar na pontuação geral. O critério para a elaboração do ranking com os 10 melhores prestadores foi a utilização da nota média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão.

Reconhecimento | Como forma de valorizar a dedicação dos servidores dos prestadores envolvidos, a ARES-PCJ irá premiar no dia 1º de fevereiro de 2023 os 10 melhores prestadores de serviço. Na ocasião, também haverá o lançamento do 3º Ciclo, com 34 prestadores de serviço.

Acertar

A metodologia Acertar foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos.

O Acertar é desenvolvido pelas Agências Reguladoras em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação e Ministério do Desenvolvimento Regional. A metodologia insere-se no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interaguas), sendo formalmente instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12 de dezembro de 2018.

Trata-se de uma metodologia para padronização e confiabilidade dos procedimentos operacionais de todos os serviços prestados pelos prestadores de serviços de saneamento: gestão tributária, gestão contábil, gestão comercial, gestão financeira, gestão de ativos e investimentos, gestão de tecnologia da informação, recursos humanos, suprimento e compras, índice de atendimento, manutenção de redes, processo operacional, monitoramento de energia, rede de esgoto, controle de qualidade e controladoria.

Ciclos

O Acertar é composto por 5 Ciclos: (1) Diagnóstico das práticas de auditoria e certificação de informações adotadas por parte das agências reguladoras,  (2) Desenvolvimento de metodologias e elaboração de guias para auditoria e certificação das informações fornecidas pelos prestadores de serviço ao SNIS, (3) Campanhas piloto para aplicação dos guias em prestadores de serviços, (4) Elaboração de manual de melhores práticas de gestão de informações destinados aos prestadores de serviços e (5) Cursos sobre as metodologias propostas para auditoria das informações geradas pelos prestadores de serviços. Foram definidas seis dimensões de análise, quais sejam:

Universalização: demonstra o grau de cobertura e/ou atendimento da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para a população. Funciona como instrumentos para a introdução e avaliação de políticas públicas no que tange a universalização.

Eficiência: Permite a avaliação da eficiência dos operadores na prestação dos serviços. Importantes instrumentos para introdução de padrões de desempenho pelas agências reguladoras.

Qualidade: Possibilita verificar se os padrões mínimos de qualidade dos serviços, estabelecidos pela normatização vigente, são atendidos.

Econômico-Financeiro: se propõem a analisar a situação econômico-financeira da prestação dos serviços.

Contexto: itens que são importantes para explicar ou justificar os resultados dos indicadores avaliados nas outras dimensões, porém, fogem à gerência dos prestadores de serviços.

Socioambiental: análise de aspectos sociais e ambientais, tais como a verificação da existência de procedimentos de faturamento de Tarifa Social e o atendimento a legislações e normatizações ambientais.

Mais informações podem ser obtidas no link https://www.arespcj.com.br/conteudo/acertar-ares-pcj-conclui-certificacao-de-prestadores-e-premia-os-que-mais-se-destacaram.

(Fonte: SAAE/Prefeitura de Indaiatuba)